Flipar

Pessoas passam mal no 'lugar mais silencioso do mundo'


Imagine um lugar tão silencioso que as pessoas não conseguem ficar mais de uma hora sem se sentir mal.

Por Flipar
Pexels/Sound On

Pois esse lugar existe e fica nos arredores de Redmond, em Washington (EUA).

Wikimedia Commons/Spicypepper999

Lá, existe uma câmara anecoica construída pela Microsoft que ficou conhecida como o ambiente mais silencioso do mundo.

Reprodução/Microsoft

O espaço foi projetado para eliminar qualquer ruído externo ou eco – daí o nome 'anecoica', que significa 'sem reverberação'.

Divulgação/Microsoft

Apesar de ser um espaço isolado, longe de distrações, o silêncio absoluto dentro da sala é tão intenso que poucos aguentam ficar lá por muito tempo.

Reprodução/Microsoft

Até hoje, o recorde de tempo que uma pessoa conseguiu permanecer na sala é de apenas 55 minutos, alcançado alcançado graças a um grande treinamento psicológico.

Reprodução/Microsoft

A câmara foi criada com um propósito técnico: testar equipamentos como alto-falantes, teclados e mouses em um ambiente completamente neutro.

Reprodução/Microsoft

Para isso, as paredes são revestidas com camadas de fibra acústica em forma de cunha, capazes de absorver todo e qualquer som.

Reprodução/Microsoft

Além disso, as paredes são compostas por camadas de concreto e aço, sustentadas por uma base que bloqueia vibrações vindas do solo.

Reprodução/Microsoft

O resultado é um vazio sonoro tão profundo que as pessoas começam a ouvir os próprios batimentos cardíacos, a respiração e até o movimento dos olhos.

Reprodução/Microsoft

Para muitos, essa experiência é angustiante. Em vez de paz, o silêncio absoluto provoca tontura e uma sensação de inquietação.

Reprodução/Microsoft

O motivo disso está na maneira como o cérebro humano funciona. Acostumado a receber estímulos sonoros o tempo todo, ele reage ao silêncio total criando sensações internas.

Reprodução/Microsoft

Dentro da sala, alguns visitantes já relataram sensação de perda de equilíbrio, como se estivessem levitando.

Reprodução/Microsoft

Outros que viveram a experiência escutaram zumbidos, apitos e pressão nos ouvidos, como se estivessem em lugares de grande altitude.

Pexels/Kaboompics.com

Apesar do impacto psicológico, salas anecoicas como essa são essenciais em diversas áreas, desde a indústria de eletrônicos até a medicina e a aviação.

Reprodução/X

Outros laboratórios já tentaram superar a câmara da Microsoft como 'lugar mais silencioso do mundo'.

Reprodução/Microsoft

Um centro em Minneapolis, por exemplo, alega ter atingido incríveis -24,9 decibéis (para comparação, o ouvido humano só detecta sons acima de 0 dB). Se confirmado, esse seria um novo recorde.

Reprodução/YouTube

Enquanto cientistas e engenheiros continuam usando a sala para pesquisas, a experiência de ficar nela permanece um desafio.

Reprodução/Microsoft

O que muitos imaginam ser o ápice da tranquilidade, na verdade, revela que o silêncio absoluto pode ser mais assustador do que o próprio barulho. E você, teria coragem?

Reprodução/YouTube

Veja Mais