Flipar

Arqueólogos descobrem cidade do século 18 dentro da Floresta Amazônica


Um sítio histórico, formado por uma cidade e uma vila do século 18, foi encontrado na Floresta Amazônica, em Rondônia. A descoberta foi feita com o uso de tecnologia a laser por arqueólogos e quilombolas por meio de aeronaves equipadas com esse instrumento.

Por Flipar
Divulgação/Amazônia Revelada

Com um sistema de sensores remotos, o achado ocorreu próximo ao quilombo Forte do Príncipe da Beira, na cidade Costa Marques, situada na fronteira com a Bolívia. Nela viveram portugueses e indígenas e africanos escravizados - cerca de 300 pessoas. O anúncio da descoberta foi feito em evento do projeto Amazônia Revelada.

Divulgação/Amazônia Revelada

As florestas espalhadas pelo planeta têm imensa importância para a preservação do nosso habitat natural. Veja quais são as maiores florestas do mundo!

Shao wikimedia commons

10ª - Reserva Florestal Sinharaja – Sri Lanka - Designada Reserva da Biosfera Mundial em 1978 e Patrimônio Mundial em 1988.

Ruwan Illeperuma / commons wikimedia

Com mais de 88 mil m², Sinharaja tem espécies endêmicas, ou seja, que só existem na região, incluindo especialmente anfíbios, borboletas, pássaros, cobras e peixes.

Amal Balasooriya commons wikimedia

Com 248 mil m², Valdivian abriga rica diversidade de flora e fauna. Dentre os animais, estão o puma, o pudu, o cisne de pescoço negro e o macaco de montanha.

J Patrick Fischer wikimedia commons

8ª- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Fica em Goiás e tem 655 mil m². Ele foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.

Fernando Tatagiba ICMBio

A Chapada dos Veadeiros abriga espécies e formações vegetais únicas, além de rochas, nascentes, cachoeiras e cursos d’água.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

7ª - Reserva Florestal Nublada de Monte Verde – Costa Rica - Localizada numa região alta e montanhosa, ela está quase sempre encoberta por nuvens

Jodi Crisp / Flickr / Monteverde Cloud Forest, Costa Rica.

A Reserva Nublada Abriga samambaias gigantes e tem a maior concentração de espécies de orquídeas do mundo (mais de 300 variedades). Entre os animais, destacam-se o jaguar e o puma.

Cássio van den Berg, wikimedia commons

6ª - Parque Nacional do Sundarbans – Índia e Bangladesh - Área composta por pântanos, rios e florestas de mangue do Delta do Ganges.

V. Malik / commons wikimedia

O parque é habitat de grande variedade de flora e fauna, com várias espécies raras e ameaçadas de extinção de animais, pássaros, répteis e vida marinha. Destaque para os tigres de Bengala.

Rodrigo Soldon Souza / Flickr

5ª - Floresta Nublada – Equador - Localizada na Cordilheira do Andes, possui mais de 400 espécies de aves, que atraem grande número de visitantes.

Samdobbs6 wikimedia commons

Na Floresta Nublada do Equador, o solo é pouco fértil e a diversidade da flora é pequena, abrigando principalmente espécies de orquídeas. A fauna inclui belos pássaros como o toucan barbet, bem colorido.

Andy Morlfew wikimedia commons

4ª - Floresta Daintree – Austrália - Ocupa uma área de 965 mil km². É a floresta tropical mais antiga do mundo, com mais de 135 milhões de anos.

Killerscene wikimedia commons

Recebeu o título de Patrimônio Mundial em 1988. Representa um ponto de encontro entre a floresta e uma grande barreira de corais.

Domínio público

3ª - Floresta do Congo – República Democrática do Congo - É responsável por 70% da cobertura vegetal do subcontinente africano.

Radio Okapi wikimedia commons

Segunda maior floresta tropical do mundo depois da Amazônia. Abriga muitas espécies endêmicas, como o Chimpanzé Pigmeu.

Giles Laurent wikimedia commons

2ª - Floresta Amazônica – Maior floresta tropical do mundo. Com 7 milhões de km², se estende por partes do Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Maranhão. Também ocupa trechos da Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Beyond the Ultimate wikimedia commons

As vitórias-régias são belas plantas aquáticas que se destacam no cenário amazônico.

TNeto pixabay

Conhecida como Floresta das Coníferas (árvores em formato de cone, como os pinheiros), começa na parte norte do Alasca, segue para o Canadá, chega ao sul da Groenlândia, e depois atinge a Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão.

MPorciusCato wikimedia commons

No inverno, a neve toma conta da floresta e as árvores coníferas ficam pintadas de branco.

Erik Karits

Veja Mais