Além dos países-membros - Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reunião Unido -, o encontro contou ainda com alguns convidados, entre eles o Brasil, representado pelo presidente Lula.
Uma curiosidade do encontro foi o protocolo de segurança adotado pelas autoridades canadenses para proteger as lideranças mundiais de ataques de ursos.
Esses mamíferos habitam a região montanhosa de Kananaskis Country, na província canadense de Alberta — uma vasta região de parques e áreas naturais protegidas.
Por isso, foram instaladas “cercas ao redor dos locais onde atrativos estão presentes”, explicou Sheena Campbell, porta-voz do Ministério da Segurança Pública de Alberta, à agência AFP.
Os “atrativos” a que Campbell referiu-se são alimentos que os ursos costumam procurar pela região.
Além de cercas com 2,4 metros de altura, o esquema de proteção contra ursos contou com câmeras de imagens térmicas, drones e cães treinados na área onde estavam as autoridades nacionais.
Segundo o jornal local “The Globe and Mail”, a população de ursos pardos nas proximidades de Kananaskis é de cerca de 65. Nas semanas que antecederam o encontro do G7, houve registro de ataques ferozes de uma ursa com dois filhotes, o que aumentou a preocupação.
Localizada na província de Alberta, a segunda mais ocidental e uma das dez que compõem o Canadá, Kananaskis não é uma cidade no sentido tradicional.
Ela é uma região formada por parques provinciais e também áreas de proteção ambiental.
A região de Kananaskis Country fica a aproximadamente 80km de Calgary, maior cidade da província de Alberta, que conta com pouco mais de 1,4 milhão de habitantes.
Kananaskis é famosa por suas paisagens montanhosas, composta por trilhas, florestas e vasta vida selvagem. Há também muitos lagos de águas cristalinas.
Um dos locais naturais mais conhecidos da região é o Parque Provincial Peter Lougheed, localizado dentro das montanhas rochosas.
O nome “Kananaskis” foi atribuído por exploradores do século 19 a partir de um personagem indígena.
Se no verão, trilhas, camping e mountain bike são práticas populares na região, no inverno a área é tomada pelos adoradores do ski, com as estações propiciadas pela neve.
O ecoturismo é bastante difundido em Kananaskis, sendo uma região procurada por quem aprecia natureza e preservação.
Por estar situado dentro de uma rede de parques naturais, Kananaskis têm uma intensa cultura de respeito ao meio-ambiente.
Além de ursos, outros animais comuns na região são alces, cervos, coiotes e caribus. Já a vegetação é rica em pinheiros e flores silvestres.
Embora o inglês seja a língua oficial da região, há também informações e serviços para turistas em francês, tendo em vista que o Canadá é um país bilíngue. Mas, vale lembrar que Alberta não é uma província francófona - caso de Quebec.
Em 2002, Kananaskis já havia sediado uma cúpula do G8 - o grupo contava à época com a Rússia, daí um número a mais no nome -, entre os dias 26 e 27 daquele ano. À época, participaram líderes famosos do período, como o americano George W. Bush e o britânico Tony Blair.