A Praia Vermelha localiza-se em uma das maiores áreas pantanosas do mundo, em um estuário - onde acontece o encontro da água doce de um rio com a salgada do mar.
O rio em questão é o Shuangtaizi, que tem a Praia Vermelha em seu delta e proporciona aos visitantes um espetáculo visual ao se combinar com a cor da vegetação.
Nessa zona pantanosa há a presença de uma planta denominada Suaeda salsa. Entre os meses de setembro e outubro, ela se 'exibe' com uma cor vermelha bastante intensa.
Esse tipo de erva é uma das raras espécies que se desenvolve em regiões alcalinas e salinas. No verão, seu tom é pálido, com o vermelho intenso tomando conta no outono.
Seu ciclo de crescimento inicia-se em abril. Com o passar do tempo e o amadurecimento, sua cor passa a ganhar um vermelho vivo.
A área fica a cerca de 590 km da capital Pequim (foto) e a quase 1.700 km de Xangai, segunda cidade mais populosa da China.
O centro urbano mais próximo é Panjin, onde normalmente ficam hospedados os turistas que buscam esse cartão postal idílico. Tanto que a área é também conhecida como Praia de Panjin.