Flipar

Ritmo que contagia: Chorinho’ é Patrimônio Cultural do Brasil


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reconheceu o choro como o 53° Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Por Lance
flickr Governo do Estado de São Paulo

Criado por volta de 1870 no Rio de Janeiro, esse gênero musical brasileiro teve como principal expoente a canção 'Flor Amorosa', de Joaquim Callado.

reprodução g1

A decisão unânime veio em 29/2/2024 depois de uma reunião entre os 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

flickr Governo do Estado de São Paulo

Ao contrário de objetos ou lugares, o patrimônio imaterial se refere aos conhecimentos culturais transmitidos de uma geração para outra, essenciais para a construção da identidade cultural de uma sociedade.

flickr Governo do Estado de São Paulo

O pedido foi feito inicialmente pelo Clube do Choro, que fica em Brasília (foto), e ganhou o apoio de outras casas, como o Clube do Choro de Santos e o Instituto Casa do Choro, do Rio de Janeiro.

divulgação

O choro -- ou chorinho -- é caracterizado por uma formação instrumental flexível, mas geralmente composta por violão, cavaquinho, pandeiro e flauta.

reprodução g1

O choro tem influências de diversos estilos musicais, como a polca, o lundu, o maxixe e a modinha, e é caracterizado por sua alegria e vivacidade.

reprodução g1

As rodas de choro, encontros informais onde músicos se reuniam para improvisar e celebrar a música, foram fundamentais para o desenvolvimento do gênero.

reprodução g1

O bandolim, instrumento de cordas dedilhadas, também é um dos pilares do gênero, com Jacob do Bandolim sendo um dos seus maiores expoentes. Veja alguns dos artistas que foram pioneiros do choro no Brasil!

wikimedia commons Jo Dusepo

Jacob do Bandolim: Virtuoso do bandolim, Jacob do Bandolim era conhecido por sua técnica impecável e por composições como 'Doce de Coco' e 'Brasileirinho'.

domínio público

Joaquim Callado: Conhecido como o 'Pai do Choro', encantava com sua flauta virtuosa e melodias inesquecíveis. Uma de suas músicas mais famosas é 'Flor Amorosa', que é considerada uma das primeiras composições de gênero.

domínio público

Chiquinha Gonzaga: A famosa 'Rainha do Choro', Chiquinha Gonzaga quebrava barreiras e revolucionou o gênero com suas composições inovadoras. É conhecida por clássicos como 'Corta-Jaca' e 'Atraente'.

wikimedia commons Edinha Diniz

Ernesto Nazareth: Era conhecido como o 'Poeta do Piano', com suas valsas e polcas que encantaram o mundo. Algumas de suas composições mais conhecidas incluem 'Odeon', 'Brejeiro' e 'Apanhei-te, Cavaquinho'.

wikimedia commons

Pixinguinha: Considerado um dos maiores compositores e instrumentistas da história do choro, Pixinguinha é conhecido por clássicos como 'Carinhoso' e 'Um a Zero'.

domínio público

Waldir Azevedo: Conhecido por popularizar o choro na década de 1950 com sua composição 'Delicado', Waldir Azevedo foi um dos maiores cavaquinistas da história do gênero.

wikimedia commons EduardoAP

O gênero teve um papel importante na história da música brasileira, contribuindo para o desenvolvimento de outros estilos, como a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira.

reprodução g1