Galeria

Conheça Giethoorn, a cidade holandesa onde os carros não têm vez


Famosa pelo incentivo ao uso das bicicletas como meio de locomoção, a Holanda é um dos países com menor número de automóveis no mundo. Por lá, fica uma pitoresca cidade onde não há carros ou estradas: Giethoorn.

Por Lance
Vincent van Zeijst/Wikimédia Commons

Giethoorn tem 2,9 mil habitantes e encontra-se à beira de um pântano na província de Overijssel, cerca de 90 minutos de Amsterdã.

Huji /Wikimédia Commons

Acessível apenas de barco, a cidade é conhecida como a 'veneza holandesa', por ter cerca de 90km de canais e 180 pontes que ligam casas, restaurantes, hotéis e museus.

PhotoBobil/Wikimédia Commons

A cidade também ganhou fama na década de 1950, quando o cineasta holandês Bert Haanstra filmou a comédia Fanfare no município.

Reprodução do Facebook Don Pintor

Por lá, até o correio é entregue via embarcações. Já os visitantes necessitam estacionar seus carros fora de cidade e alugar barcos para explorar os pontos turísticos.

Reprodução do Facebook Don Pintor

Fundada no século XIII, Giethoorn foi determinada pela geografia e pelos cursos de água que atravessam a região, na província de Overijssel.

Reprodução do Flickr Manuel Barroso

Ela surgiu em um pântano, e os primeiros habitantes construíram suas casas sobre pequenas ilhas, conectadas por uma rede de canais.

Reprodução do Flickr Manuel Barroso

Existe, por lá, a regulamentação de que nada pode ser construído no chão. O intuito veio do desejo de preservar o equilíbrio natural da região e manter a paisagem intacta.

Reprodução do Flickr Tran Hai

Esse aspecto faz com que o caráter único da cidade seja preservado, com suas construções sendo feitas sobre as águas, sem a presença de estradas ou veículos.

Reprodução do Flickr Tran Hai

Os barcos são usados ??para tudo, desde o transporte diário e compras até mesmo serviços essenciais como a entrega de mercadorias.

Reprodução do Flickr Tab

As casas são conectadas por pontes de madeira e trilhas pedestres. Além disso, as bicicletas também são populares em Giethoorn, com algumas ciclovias ao longo dos canais.

Reprodução do Youtube canal Europa acompañada

Atualmente, Giethoorn tem pouco mais de 2.600 habitantes e recebe anualmente milhares de turistas, que têm o interesse ?em viver a experiência de uma cidade sem ruas tradicionais.

Reprodução do Youtube canal Europa acompañada

O nome 'Giethoorn' significa 'chifre de cabra' devido aos muitos ossos de cabras encontrados quando os primeiros colonos chegaram, sugerindo uma criação de cabras que morreu durante a inundação.

Reprodução do Flickr huiling li

A vila cresceu no século XVII com a exploração da turfa, um material que se tornaria um combustível natural importante. O processo de escavação para extraí-lo criou os canais e lagos, que moldam a paisagem em um terreno pantanoso.

Reprodução do Youtube

Vale destacar que canais de Giethoorn congelam durante o inverno, quando as temperaturas estão suficientemente baixas.

Reprodução do Youtube

Por fim, o ritmo desacelerado permite que as pessoas conectem-se umas com as outras. Elas também podem ter uma relação mais íntima com o ambiente, aos criar laços mais duradouros.

Reprodução do Youtube canal Europa acompañada