Economia

Maior rede de cafeterias da China faz campanha nacional em homenagem ao Brasil


A Luckin Coffee, maior rede de cafeterias da China com mais de 30 mil lojas, está promovendo uma grande campanha em homenagem ao Brasil durante o mês de dezembro.

Por Flipar
Wikimedia Commons/Amin

Chamada de 'Brazil Season', a ação visa promover a imagem do Brasil como produtor de cafés premium em um mercado que reúne quase meio bilhão de consumidores.

Divulgac?a?o

A campanha está sendo mediada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que já tem uma parceria com a Luckin Coffee desde 2023.

Wikimedia Commons//Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos

A marca 'Café do Brasil' será estampada em todos os copos vendidos pela Luckin Coffee.

Divulgac?a?o

Estima-se a venda de 400 milhões de copos durante o mês de dezembro, o que representa cerca de 14 milhões de copos por dia.

P. L./Unsplash

Além dos copos temáticos, a campanha inclui a distribuição de chaveiros e mini capivaras de pelúcia.

Divulgac?a?o

A inspiração para a iniciativa nasceu durante a China International Import Expo (CIIE), realizada em novembro, em Xangai.

Reproduc?a?o/YouTube

Durante a feira, o Pavilhão do Brasil distribuiu diariamente cerca de dois mil copos de café brasileiro de alto padrão, chamando a atenção do público e de investidores.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em junho de 2024, já havia sido negociado um acordo para o fornecimento de até 120 mil toneladas de café brasileiro para a Luckin Coffee, avaliado em US$ 500 milhões.

Divulgac?a?o/ApexBrasil

Em novembro de 2024, foi firmado um novo acordo, dessa vez para a compra de 240 mil toneladas entre 2025 e 2029.

John Iglar/Pixabay

Em maio de 2025, uma nova parceria previu a abertura de 34 lojas com temáticas brasileiras na China.

Divulgação/Lucking Coffe

O sucesso da parceria é notável: somente de janeiro a outubro de 2025, o Brasil exportou US$ 335,1 milhões em café não torrado para a China.

motomoto sc/Pixabay

A quantia supera em mais de 50% o valor total exportado para o país asiático em todo o ano de 2024 (US$ 213,6 milhões).

Pixabay

Fundada em Pequim em 2017, a Luckin Coffee opera lojas, estabelecimentos comerciais e quiosques que oferecem café, chá e alimentos, geralmente a preços mais baixos do que seus concorrentes.

Wikimedia Commons/N509FZ

A empresa se expandiu rapidamente desde sua fundação e, em 2019, suas lojas já superavam em número as unidades da Starbucks na China.

Flickr - ?????

Atualmente, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. A estimativa para a safra de 2025 aponta para cerca de 56,5 milhões de sacas de 60 kg produzidas.

Café - Brasil celeiro do mundo - Reprodução EPTV

Em 2024 o Brasil embarcou cerca de 50,5 milhões de sacas para o exterior — um recorde histórico.

Divulgação

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, os Estados Unidos se mantiveram como o principal destino do café brasileiro em volume, seguidos pela Alemanha e pela Itália, segundo o Cecafé.

Juraj varga/Pixabay