Galeria

Prefeitura cobra ‘taxa de turismo’ em Angra dos Reis e gera atrito com rede hoteleira


Uma medida da prefeitura de Angra dos Reis implementada no primeiro dia de 2026 tem causado polêmica e impactos diretos no setor hoteleiro.

Por Flipar
Reprodução

Trata-se da chamada Taxa de Turismo Sustentável. Inicialmente, a cobrança foca em visitantes que chegam por transatlânticos, ônibus e vans.

Flickr/MTur Destinos

Os valores variam. Para quem planeja ficar sete dias na cidade, a cobrança é de R$ 23,75 com um adicional de R$ 2,37 por dia a mais.

Wikimedia Commons/Minerva97

Se o visitante for para a Ilha Grande, o valor pode dobrar. Nesse caso, a cobrança só é feita se uma empresa intermediar o passeio.

Erick Caldas Xavier/Wikimédia Commons

Estão isentos da taxa moradores, familiares, idosos acima de 60 anos, crianças, pessoas com deficiência, servidores públicos em serviço e pessoas que trabalham na região.

Wikimedia Commons/chensiyuan

A cobrança funcionará de forma progressiva, com 50% de desconto em 2026, 25% em 2027 e finalmente integral em 2028.

Flickr - Anderson Mancini

Angra dos Reis conta com mais de 300 ilhas e centenas de praias, com destaque para suas baías protegidas, ideais para passeios de barco e mergulho.

Panoramio - Alexandre Amorim CaaVR

Ilha Grande, pertencente ao município de Angra dos Reis, é a maior das ilhas do arquipélago.

Reproduc?a?o/YouTube

A Vila do Abraão é o principal ponto de chegada e concentra a infraestrutura de pousadas e restaurantes, servindo de base para quem deseja explorar trilhas ou fazer passeios de barco.

Flickr - Dave Lonsdale

Entre os seus pontos mais icônicos estão a Praia de Lopes Mendes, frequentemente eleita uma das mais bonitas do mundo pela sua areia branca e fina.

Marco Yamin/Divulgação