1. Ingestão maior de nutrientes Basear a alimentação em frutas, vegetais e grãos aumenta o consumo de nutrientes cruciais para a saúde do corpo.
2. Maior consumo de fibras As fibras ajudam a prevenir a constipação, promove movimentos intestinais regulares e mantêm a saúde do cólon.
3. Controla o diabetes tipo 2 A dieta vegetariana ajuda a prevenir e controlar o diabetes tipo 2, pois reduz a resistência à insulina e a glicose no sangue.
4. Estabilidade no peso Quando equilibrada, a dieta é naturalmente baixa em calorias e gorduras saturadas, o que facilita o controle de peso.
5. Mais saúde cardiovascular Rica em alimentos com fibras, a dieta reduz os níveis de colesterol no sangue, enquanto os antioxidantes protegem as células.
6. Controla a pressão arterial Estudos indicam que a dieta ajuda a reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica.
7. Preserva o meio ambiente A dieta ajuda a reduzir a demanda por produtos de origem animal, diminuindo a pressão sobre os recursos naturais.
8. Reduz as doenças crônicas Ao comer frutas e vegetais, os vegetarianos reduzem a exposição a substâncias potencialmente prejudiciais à saúde encontradas na carne.