1. Usam a língua para se limpar As papilas da língua são úteis para limpeza do pelo. Contudo, quando o comportamento de limpeza é excessivo, indica que o gato está nervoso ou com pulgas.
2. Possuem audição mais sensível que os cães Os gatos escutam 45 a 65 mil hertz, enquanto os cães escutam entre 10 e 40 mil hertz.
3. Gatos de pelo branco e olhos azuis podem não escutar bem Alguns ouvem normalmente, entretanto, outros gatos com esse padrão não escutam. Isso ocorre devido a alterações genéticas.
4. Ronronar é uma forma de se comunicar Esse ruído é uma forma de comunicação entre eles e com outras espécies. O hábito de ronronar pode significar saudação ou solicitação.
5. Existem mais de 200 mil raças Os gatos possuem mais de 200 mil raças prescritas pelo mundo atualmente. Por isso, não é muito difícil encontrar felinos de todos os tipos.
6. Possuem mais de 32 músculos nas orelhas Os gatos possuem orelhas móveis para captar os sons e se expressar. Elas têm mais de 32 músculos utilizados para rotacioná-las.
7. São curiosos por natureza A curiosidade é uma característica nata dos gatos. Adoram explorar territórios, entrar em malas, sacolas, cheirar objetos e pessoas.
8. Se esfregam para liberar cheiro Os gatos são capazes de identificar odores que são liberados pelas suas bochechas, mas que não são identificáveis pelos humanos. Se esfregam para liberar o próprio cheiro.
9. O formato da cabeça ajuda o bichano a enxergar melhor Em virtude da posição do olho e formato da cabeça, o campo visual dos gatos fica entre 180° e 220° conforme a raça.
10. São paraquedistas natos Os gatos são capazes de mudar de posição no ar, de modo a tocarem as patas no solo antes do impacto no chão.