Brasil

Turistas são resgatados da Chapada dos Guimarães

Seis pessoas foram resgatadas com ferimentos graves pelos bombeiros

postado em 21/04/2008 21:13
O Corpo de Bombeiros de Cuiabá encerrou o resgate do grupo de turistas atingido pelo desmoronamento no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, na manhã desta segunda-feira (21). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Mato Grosso, cerca de 30 pessoas estavam no local e apenas seis teriam ficado com ferimentos mais graves. Não houve mortes.

Ainda de acordo com o Governo do estado, o acidente ocorreu perto da cachoeira Véu da Noiva. Segundo o Corpo de Bombeiros de Cuiabá, um barranco teria desmoronado e atingido o grupo de turistas. A Secretaria de Segurança informou que todas as vítimas já foram retiradas, mas não divulgou os hospitais para onde foram levadas.

"Seis pessoas ficaram no local com ferimentos mais graves na cabeça e no pescoço. Os bombeiros desceram até lá e retiraram essas pessoas de maca", disse Ricardo Neves, que estava no local no momento do acidente. As vítimas já saíram do local e foram atendidas pelos bombeiros ainda na Chapada.

Segundo testemunhas, o primeiro desmoronamento aconteceu às 10h30 desta segunda-feira. Houve um segundo desmoronamento por volta das 12h (horário local). Cinco pessoas foram levadas para hospitais de Chapada dos Guimarães. Uma outra vítima, com traumatismo craniano, foi encaminhada para o Pronto Socorro de Cuiabá.

O Parque
Segundo a Prefeitura de Chapada dos Guimarães, a Cachoeira Véu de Noiva tem 86 metros de queda, pode ser vista através de mirantes que foram construídos nas trilhas, o visitante consegue fotografar a queda total da cachoeira sob diversos ângulos.

Ainda de acordo com a prefeitura, o Parque Nacional tem 33.000 hectares de área de preservação e foi criado no ano de 1989 através de Lei Federal Decreto n.97656 de 12/04/89. O local é administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação