Brasil

Linha do tempo // Crise aérea

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postado em 17/07/2008 09:23
8 de junho de 2006 ; Varig vai a leilão. A quebra da empresa deixa na mão cerca de 30% dos passageiros brasileiros de vôo doméstico e 80% dos clientes de vôos internacionais. Era o início da crise. 29 de setembro de 2006 ; Um Boeing da Gol cai, após se chocar com um jato Legacy, matando 154 pessoas. 27 de outubro de 2006 ; Controladores de vôo do Cindacta-1 (Brasília) fazem operação-padrão na véspera do feriado de Finados para chamar atenção das autoridades para as péssimas condições de trabalho. 14 de novembro de 2006 ; A Aeronáutica aquartela os controladores de vôos no Cindacta-1 por tempo indeterminado para sanar a crise. O Sindicato dos Controladores de Vôo denuncia falta de pessoal. 5 de dezembro de 2006 ; Pane no sistema de comunicação do Cindacta-1 promove mais um dia de caos. Só quatro dias depois, um técnico italiano, Umberto Cagni, chega a Brasília e soluciona o problema. 21 de dezembro de 2006 ; O Grupo de Trabalho Interministerial criado para solucionar a crise indica a reformulação da carreira de controlador e a desmilitarização do setor. 23 de dezembro de 2006 ; Atrasos e cancelamentos de vôos lotam os aeroportos de todo o país na antevéspera do Natal. Choro, gritaria e revolta. Principal problema foi o overbooking praticado pela TAM. Aviões da FAB levam passageiros. 12 de janeiro ; O Cindacta-2 (Curitiba) registra uma pane no sistema de comunicação. O problema ocorreu em equipamento considerado obsoleto. 16 de fevereiro ; O presidente Lula tira Luiz Carlos Bueno do Comando da Aeronáutica. Em seu lugar, entra o brigadeiro Juniti Saito. 30 de março de 2007 ; A crise chega ao pior momento, quando controladores de vôo amotinados paralisam pousos e decolagens no país inteiro. Lula manda interlocutor conversar com controladores, que dias depois pedem desculpas à população. 31 de março de 2007 ; Apesar do fim da paralisação dos operadores de vôo, o clima ainda é de caos. Um passageiro morre de infarto no Aeroporto de Curitiba, ao tentar embarcar para Porto Alegre. Em Brasília, um grupo de passageiros revoltados invade um avião da TAM. 13 de junho de 2007 ; A ministra do Turismo, Marta Suplicy, faz uma recomendação aos turistas: "Relaxa e goza". No mesmo dia, após a indignação da população, a ministra se desculpa e classifica a frase como "infeliz". 22 de junho de 2007 ;Aeronáutica anuncia um pacote de medidas, tais como reforço de pessoal no Cindacta-1, criação de corredores especiais de tráfego, rotas especiais para o tráfego entre São Paulo, Rio e o Nordeste do país, e afastamento de 14 controladores considerados "lideranças negativas" da função. 17 de julho ; Acidente com um Airbus da TAM, ao pousar em Congonhas, choca o país novamente. 199 pessoas morreram. Pista em condições inadequadas e falta de área de escape são as possíveis causas do desastre. 20 de julho ; Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) divulga medidas para restringir escalas e conexões em Congonhas. O ministro da Defesa, Waldir Pires, e a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciam a redistribuição da malha. 20 de julho ; Lula faz pronunciamento na televisão anunciando uma série de medidas, entre elas a criação de um novo aeroporto em São Paulo. 25 de julho ; O ministro da Defesa, Waldir Pires, deixa o cargo. Assume o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim, com carta branca de Lula. 3 de agosto ;José Carlos Pereira, presidente da Infraero, é demitido pelo ministro Nelson Jobim, que escala o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi. Um mês antes, Pereira havia dito que a malha aérea do país havia ido para o espaço. 24 de agosto de 2007 ; A diretora da Anac, Denise Abreu, se demite. Depois dela, todos os diretores da agência, um por um, pedem demissão. 6 de setembro de 2007 ; Jobim faz a primeira de uma série de indicações para a diretoria da Anac: o brigadeiro Allemander Pereira Filho. 15 de setembro de 2007; As pistas do Aeroporto de Congonhas começam a operar com redução de 150 metros em cada cabeceira para criação de áreas de escape. 19 de dezembro de 2007 -- Ministério Público de São Paulo ajuiza ação contra Denise Abreu, diretora da Anac, acusando-a de ter apresentado à Justiça um documento falso para derrubar liminar que determinava interdição das operações na pista principal de Congonhas sempre que surgissem poças d'água com lâmina igual ou superior a 3mm e também proibia as operações de pouso das aeronaves Fokker 100, Boeing 737-700 e Boeing 737-800 no local 21 de janeiro de 2008 ;Nelson Jobim descarta a construção da terceira pista no Aeroporto Internacional de Guarulhos, principal alternativa para desafogar Congonhas, por "inviabilidade técnica". Terceiro aeroporto de São Paulo continua em estudo. 13 de julho de 2008 ; Laudo da Aeronáutica obtido pela imprensa aponta que a textura do asfalto do Aeroporto de Congonhas estava abaixo do padrão mínimo de segurança no dia em que o Airbus da TAM varou a pista principal, matando 199 pessoas. O teor do documento dos militares é semelhante ao do Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal. 14 de julho ; Ministério Público de São Paulo anuncia que de sete a dez pessoas devem ser indiciadas pela tragédia com o vôo da TAM, entre funcionários da Infraero, da Anac e da companhia. Aeronáutica diz que o inquérito está em fase final. No caso do acidente da Gol, fontes do governo dizem que a investigação também está concluída, Aeronáutica nega.

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