Brasil

Denúncias ao Disque 100 sobre abusos e exploração infantojuvenil foi recorde em 2009

postado em 08/02/2010 21:31

Rio de Janeiro - O número de denúncias dirigidas ao serviço Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o Disque 100, bateu um recorde histórico no ano passado, com um total de 29.756 ligações. O número representa, em apenas um ano, cerca de 25% do total de 114.523 denúncias recebidas desde o início do serviço, criado em 2003.

Das denúncias recebidas no ano passado, cerca de um terço é referente a casos de abuso e exploração sexual. A informação foi divulgada hoje (8) pela subsecretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Carmem Oliveira.

Ela justifica o aumento do número de denúncias ao alcance das políticas de governo na sociedade, com a crescente conscientização sobre a importância de se denunciar essas práticas criminosas.

;Há uma curva ascendente de denúncias encaminhadas ao Disque 100, que já teve 2 milhões de atendimentos desde que foi criado, com mais de 100 mil denúncias encaminhadas;, afirmou Carmem. Além de receber denúncias de abusos, o serviço também é utilizado pela população para assuntos diversos relacionados a crianças e adolescentes.

A subsecretária participou, ao lado do ministro Paulo Vannuchi, secretário especial dos Direitos Humanos, do lançamento da 5; edição da Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visando especialmente o período de carnaval.

Para o ministro Vannuchi, o aumento de denúncias não significa que houve crescimento no número de casos. ;Eu não acredito que este crescimento expressivo seja proporcional ao crescimento do fenômeno. Pelo contrário, na acumulação de diversas campanhas a consciência da população aumenta;, disse o ministro.

A campanha vai ser desenvolvida em 14 capitais e treze municípios, com abordagem aos foliões, que receberão camisetas, abanadores, cartazes, adesivos e bandanas. Também foram produzidas peças em inglês e espanhol para serem entregues pela Polícia Federal aos turistas estrangeiros.

;O mote é a denúncia, chamando a atenção da população para não banalizarmos mais a exploração sexual de crianças e adolescentes nas nossas ruas e cidades;, disse Carmem.

O slogan da campanha é ;Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou Disque 100;. O material informativo é ilustrado por uma jovem vestida de colombina, com uma lágrima no rosto.

;Nós temos hoje uma mídia muito forte veiculando o corpo infantil, o corpo adolescente, como imagens idealizadas de estética. Então nós temos uma erotização precoce de crianças e adolescentes, que alguns especialistas chamam de pedofilização na vida contemporânea. A mídia eletrônica também é um ambiente de violação de direitos;, destacou Carmem, que preside o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Segundo ela, a Polícia Federal já mapeou mais de 1,2 mil pontos vulneráveis no país, incluindo restaurantes, postos de gasolina e paradas de caminhoneiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação