Brasil

MEC lança Olimpíada da Língua Portuguesa em São Paulo

postado em 23/03/2010 17:35
Brasília - O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (23/3) a edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro para o estado de São Paulo. Realizada em parceria com a Fundação Itaú Social, a olimpíada tem o objetivo de ampliar as competências de leitura e escrita de alunos de diferentes níveis de escolaridade. Em 2010, poderão participar do concurso professores e alunos do 5; ano (4; série) do ensino fundamental ao 3; ano do ensino médio.

De acordo com o MEC, os professores receberão materiais específicos para desenvolverem oficinas de leitura e escrita entre março e agosto. Os alunos terão de fazer um texto e se inscrever por gênero (poema, memórias, artigo de opinião e crônica) de acordo com o ano que estão cursando. O tema deve ser O Lugar Onde Vivo.

Ao longo do ano, haverá cinco etapas eliminatórias: escolar, municipal, estadual, regional e, em novembro, a nacional, que será realizada em Brasília. No ano passado, foi registrada em São Paulo a participação de 6.677 escolas, o correspondente a 59,94% do total de escolas inscritas no país.

Segundo a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, a Olimpíada da Língua Portuguesa é uma política pública porque envolve professores e alunos em um projeto que ultrapassa o concurso de redação.

;O mais sedutor da olimpíada é que ela tem um viés da formação de professores que é muito forte. É uma formação que não se limita, que respeita o saber fazer da escola, que coloca bons materiais na escola e mostra para os professores que nenhum aluno escreve um texto e esse texto está pronto em definitivo. O aluno escreve, reescreve, pensa sobre o que fez. Esse processo criativo e transformador é muito importante.;

Maria do Pilar explicou que neste ano todos os professores receberão um material antes e após a inscrição que os integrará a uma comunidade na internet com espaços para reflexão. ;Isso é o mais importante porque o que mais transforma a prática do professor é poder refletir sobre seu trabalho e esse processo de formação faz essa provocação.;

A coordenadora da olimpíada pelo Centro de Estudos e Pesquisa de Educação (Cenpec), Sônia Madi, afirmou que a iniciativa não tem o intuito de identificar talentos, mas é uma orientação para o professor desenvolver um trabalho em sala de aula junto com todos os alunos.

;Queremos que o professor, ao perceber o resultado e ver o interesse diferente, comece a se dar conta do que foi feito [de forma] diferente para que os textos fiquem melhores. Assim comece a incorporar no cotidiano do ensino da disciplina as orientações da olimpíada.;

Para que o professor possa se inscrever, é preciso que a rede de ensino faça a adesão pelos sites do MEC (www.mec.gov.br), da Fundação Itaú (www.fundacaoitausocial.com.br), do Cenpec (www.cenpec.org.br) e da olímpiada (www.escrevendoofuturo.org.br).

Os prêmios vão desde medalhas e coleções de livros a aparelhos eletrônicos como computadores, impressoras e laboratórios de informática.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação