Brasil

Menino é escravizado por carroceiro em Pernambuco

Henrique de Paula, 9 anos, foi levado do Curado para Paulista, em Recife, e ficou em um ferro-velho por 11 dias

Diário de Pernambuco
postado em 28/04/2010 10:02
Foram 11 dias de sofrimento e tortura. Momentos de pânico vividos por um menino inocente, de apenas 9 anos, que se deixou enganar pela promessa de um estranho que lhe ofereceu uma bicicleta e acabou como escravo. A criança foi subtraída por um carroceiro no último dia 16, que o pegou à força enquanto ele brincava perto da feira onde o pai trabalhava, no bairro do Curado IV, em Jaboatão dos Gurarapes. Depois de atraí-lo, o homem amarrou suas mãos e seus pés para levá-lo dentro de uma caçamba de ferro-velho. Durante esse tempo, o menino foi obrigado a trabalhar como catador de lixo e passou fome. Felizmente, Henrique Vicente de Paula voltou para a sua humilde casa ontem e re-encontou seus nove irmãos, além dos pais e amigos.

Com a aparência assustada e algumas marcas de agressão pelo corpo, ele disse que apanhou várias vezes. Ele foi mantido em cárcere privado em uma espécie de ferro-velho, sem a mínima estrutura. A criança foi localizada ontem após denúncia anônima de vizinhos desse lugar que procuraram a família do garoto, que acionou o Conselho Tutelar. Henrique foi resgatado pelo pai, Severino Vicente de Paula, 52, que chegou ao local onde o filho estava prisioneiro acompanhado de um amigo e de dois conselheiros do Curado IV.

"Os vizinhos telefonaram para mim e contaram que ele estava lá com esse homem desconhecido. Então fomos lá e vimos o carroceiro gritando com o garoto. A gente chegou a amarrar ele, deu voz de prisão e chamou a polícia, mas ele conseguiu escapar depois de se soltar das cordas e lutar com a gente", contou Antônio Braz da Silva, 52, amigo da família.

Ao tentar correr para alcançar o carroceiro, o pai de Henrique acabou sendo atropelado por um carro na BR-101. Severino teve um braço e uma perna quebrados e está internado no Hospital Miguel Arraes em estado estável. Ao re-encontrar a mãe, a dona de casa Márcia Cristiana da Silva, 37, no final da manhã de ontem, Henrique chorou bastante e revelou os detalhes dos dias de pesadelo que viveu longe da família. "Estou muito feliz por meu filho ter sido encontrado com vida", revelou Márcia, ainda na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente, para onde o garoto foi levado.

O caso está sendo investigado pelo delegado Jorge Ferreira, que já adiantou que, na próxima semana, irá confeccionar o retrato-falado do carroceiro. "Pelo relato da vítima, o crime praticado pelo desconhecido foi o de subtração de incapaz. Ele pode ainda ser indiciado por maus-tratos, já que o menino diz que foi agredido por ele diversas vezes", disse o delegado.

Em conversa com a mãe e com a polícia, o menino disse que não foi vítima de qualquer tipo de abuso sexual, no entanto, relatou que não dormia direito e que chegou a ser amarrado pelo carroceiro para não fugir e pedir ajuda. Vizinhos e parentes de Henrique comemoraram ontem o retorno do menino para casa. "Graças a Deus que acharam ele. Todo mundo já estava ficando desesperado com essa situação", comentou uma vizinha da família que preferiu o anonimato. À tarde, Henrique foicercado de carinho e de visitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação