Brasil

Guardadores de carros cadastrados tentam criar taxa única em Porto Alegre

postado em 31/05/2010 16:45
Um ano depois de assinado termo de compromisso que regulariza a profissão de guardadores de carros na capital gaúcha, uma reunião realizadanesta segunda-feira (31/5) definiu por uma autorização provisória de parte da categoria.

Uma cooperativa tem 275 guardadores associados, mas um sindicato também reivindica o controle da profissão. A Delegacia Regional do Trabalho vai definir estas ações. Com este acerto, a Brigada Militar vai iniciar uma fiscalização sobre os flanelinhas ilegais.

Hoje, a estimativa é de cerca de 400 em Porto Alegre. Enquanto isso, a cooperativa tenta estabelecer uma taxa única. Seriam R$ 0,50 por hora e R$ 5 por evento. A categoria reclama que desde o ano passado vem sofrendo ameaças por parte dos irregulares.

Para ser um guardador autorizado, precisa fazer parte da cooperativa ou do sindicato, e a unificação em uma só entidade está sendo discutida na DRT, além de ter ficha limpa na Polícia, estar uniformizado e atuar com um crachá.

O termo de compromisso estabelece que o motorista paga o valor se quiser e tem direito a um recibo, o que pode ser usado para possível ressarcimento em caso de dano ou furto do veículo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação