Brasil

Governo vai antecipar pagamento do BPC e da aposentadoria rural para vítimas das enchentes

postado em 28/06/2010 14:28
Brasília - O governo federal vai antecipar o pagamento de benefícios previdenciários para os moradores de municípios alagoanos e pernambucanos atingidos pelas chuvas dos últimos dias. A informação é do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Segundo Padilha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, apresente ainda hoje (28) um plano para a liberação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e das aposentadorias rurais. O BPC é pago a pessoas sem renda e a deficientes considerados incapazes para o trabalho pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O governo já determinou a antecipação do pagamento do Bolsa-Família nos meses de julho e agosto para essas famílias.

Em reunião com os ministros da coordenação política, o presidente Lula determinou ainda que o ministro em exercício da Fazenda, Nelson Machado, envie equipes aos municípios atingidos para acelerar a liberação de R$ 1 bilhão de crédito para pessoas físicas e jurídicas. ;Para ajudar na reconstrução de empresas, casas e do comércio;, disse Padilha.

Amanhã (29) à tarde, o comitê de crise da chuva, coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional, deverá visitar novamente os locais atingidos. Segundo Padilha, o presidente Lula determinou que o gabinete tenha um coordenador em cada estado para acompanhar de perto as ações de ajuda.

Já foram liberados R$ 275 milhões para cada estado. O ministério da Educação também já está trabalhando na reconstrução das escolas municipais. ;Todos os esforços de reconstrução estão sendo encaminhados para todos aqueles que perderam casas;, disse Padilha.

Segundo ele, será feito um plano de prevenção, para que as casas destruídas sejam reconstruídas em locais que não ofereçam perigo em caso de novas chuvas, longe de rios e encostas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação