Brasil

Relatório da ANA avalia rios

postado em 01/07/2010 08:35
A Agência Nacional de Águas (ANA) pretende implementar em todo o país, até 2015, um sistema padronizado de avaliação e monitoramento das águas. Com isso, terá condições de informar à sociedade o nível e o tipo de poluição dos principais rios brasileiros. A avaliação também vai ajudar os governos federal e estaduais a identificar prioridades para políticas públicas. Serão investidos quase R$ 100 milhões no sistema, por meio do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA). De acordo com o especialista em recursos hídricos da ANA Paulo Libânio, serão gastos R$ 87 milhões com a implantação das redes de monitoramento e com o apoio às redes já existentes.

A maior parte dos recursos virá do Orçamento da União. Outra parte tem como origem acordos de cooperação técnica com organismos internacionais, entre eles, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Problemas
Segundo Libânio, esse tipo de avaliação das águas já é feito ;de forma competente; em 18 estados, ;mas falta a participação de nove estados. A maioria fica na Região Norte, onde há poucos problemas com a qualidade da água;, disse o especialista, referindo-se a Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, a Roraima, Rondônia e Santa Catarina.

A ANA pretende divulgar em agosto um relatório sobre a situação dos 100 rios que apresentam mais pontos críticos no Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação