Brasil

Sarampo é registrado no Rio Grande do Sul após 11 anos livre da doença

postado em 22/09/2010 15:25
Após 11 anos sem casos confirmados de sarampo no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde identificou três ocorrências no Estado. Todas as vítimas são de Porto Alegre e os casos foram confirmados em laboratório.

As três pessoas infectadas são mulheres. Duas delas, com idades entre 10 e 11 anos, são da mesma e nunca tinham se vacinado contra a doença. As garotas haviam visitado Buenos Aires, na Argentina, entre 22 a 28 de julho - mesmo período em que foi divulgada a existência de casos confirmados naquele país. O terceiro caso - um bebê de nove meses - teve contato com a segunda vítima na sala de espera por atendimento médico.

Até o momento, 50 casos suspeitos foram detectados no Rio Grande do Sul: 38 descartados, 3 confirmados e 9 estão pendentes. O resultado da filogenética do vírus do sarampo realizado pelo Laboratório Nacional de Referência para Sarampo (LRN-Sarampo/Fiocruz/RJ) identificou o genótipo B3, que circula em países africanos desde 2007.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação