Brasil

Volta a chover forte em Petrópolis

postado em 14/01/2011 18:03
Voltou a chover forte na tarde desta sexta-feira (14/1) em Petrópolis, na região serrana do estado, dificultando o trabalho do Corpo de Bombeiros na busca por corpos e sobreviventes da enxurrada que devastou o Vale do Cuiabá, distrito de Itaipava. A forte chuva que caiu entre a noite de terça-feira (11) e a madrugada de quarta-feira (12) fez o Rio Santo Antônio transbordar e arrastar casas, carros, pontes, árvores e muito lixo na localidade.

Até as 15h de hoje, 41 corpos foram encontrados, a maioria no Vale do Cuiabá. Segundo a prefeitura de Petrópolis, pelo menos 6 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. As famílias foram levadas para abrigos improvisados em uma escola e três igrejas, onde recebem comida, água, roupas e material de higiene, doados por voluntários, instituições, empresários e pelo governo do estado.

Os corpos das vítimas da enchente estão sendo levados para o Instituto Médico Legal do município e, depois de identificados, são enterrados no cemitério local. ;O governo lamenta profundamente as mortes provocadas pelo temporal. O rastro de destruição deixado pela chuva é impressionante. Mas estamos desde as primeiras horas da quarta-feira mobilizados para prestar toda a assistência necessária às vítimas, para que elas possam voltar à normalidade o quanto antes;, disse o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

Além de bombeiros, há homens da Força Nacional de Segurança Pública, do Batalhão Florestal da Polícia Militar e da Defesa Civil, com máquinas e equipamentos, trabalhando nas localidades mais afetadas pelas chuvas. À noite, devido à falta de iluminação, as buscas são suspensas e retomadas no início da manhã do dia seguinte.

O centro histórico de Petrópolis e a famosa Rua Teresa, onde está instalado o maior pólo têxtil comercial do país, não foram danificados pelas chuvas e estão abertos normalmente para turistas e compradores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação