Brasil

Banco Mundial deve liberar US$ 485 mihões para prevenção de desastres no RJ

Agência France-Presse
postado em 19/01/2011 09:13
WASHINGTON (AFP) - O Banco Mundial (Bird) vai liberar um empréstimo de 485 milhões de dólares para apoiar um programa de construção e prevenção de desastres no estado do Rio de Janeiro, afetado por chuvas devastadoras na última semana, anunciou a instituição na noite de terça-feira.

"Esperamos que a primeira parcela do empréstimo, no valor de 290 milhões de dólares, seja aprovada nas próximas semanas", afirmou o diretor do Bird para o Brasil, Makhtar Diop.

A ajuda foi anunciada ao fim de uma reunião em Brasília do vice-presidente do Banco Mundial para a Redução da Pobreza, Otaviano Canuto, com a presidente Dilma Rousseff, representantes do governo do Rio de Janeiro e do governo federal.

Uma primeira ajuda de 20 milhões de dólares, que originalmente estava destinada a um programa rural no Rio, foi deslocada em regime de urgência para obras de emergência.

Outro programa de assistência técnica, de 30 milhões de dólares, está sendo preparado para melhorar a capacidade institucional dos estados para enfrentar este tipo de desastre.

O Bird prepara uma nova estratégia de empréstimos para o Brasil que deve ser aprovada em julho, e que terá como um dos eixos principais a prevenção de desastres naturais.

De acordo com o boletim mais recente da Defensa Civil do Rio de Janeiro, o número de mortos na tragédia da região serrana do estado passou de 700.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação