Brasil

Novo sistema de controle do tráfego aéreo integrado é apresentado hoje

postado em 15/09/2011 15:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresenta, nesta quinta-feira (15/9), o Sagitario, novo Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional.

Diferente do X-4000, sistema usado em maior parte do país, o Sagitario permite a redução da carga de trabalho dos controladores de voos e aumenta a agilidade do serviço. O novo sistema foi desenvolvido com base nos padrões europeus e na sugestão de um grupo de controladores. A responsável pelo software é a empresa brasileira ATech.

O Sagitario começou a ser usado em Curitiba no segundo semestre de 2010. A segunda região a implantar o software foi a do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) III, de Recife, em 2011. Segundo a FAB, até 2012, todo o país deve operar com o novo sistema. O Cindacta I, em Brasília, é o próximo na fila de modernização, seguido pelo Cindacta IV, em Manaus.

A apresentação desta quinta terá a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim e militares do alto escalão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação