Brasil

Belo Monte ocupada à espera de acordo

postado em 14/10/2012 08:00
Mais uma paralisação compromete cronograma de obras da barragem
A Justiça de Altamira, no Pará, tenta costurar nesta segunda-feira um acordo entre a concessionária Norte Energia, responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, e aproximadamente 200 manifestantes que ocupam um dos três canteiros de obras da empresa desde a última segunda-feira. Os moradores das redondezas da área onde está sendo erguida a barragem e comunidades indígenas da região resolveram unir forças contra a empresa, que bloqueou o curso de um rio para que as obras pudessem avançar.

[SAIBAMAIS] Ontem, terminou sem sucesso o prazo que a Justiça deu para a Fundação Nacional do Índio (Funai) mediar a desocupação da área. Os manifestantes ; índios, pescadores, ribeirinhos e pequenos agricultores ; alegam que a Norte Energia não cumpre as condicionantes firmadas com a população local. O encontro será presidido pelo Ministério Público Federal, no local da ocupação, e contará com a participação de representante de cada grupo, da Funai e da Defensoria Pública do Pará, para defender aqueles que não têm advogado constituído.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação