Brasil

CFM se diz contra solicitção de exame de sangue para candidatos a emprego

postado em 05/11/2012 17:30
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou hoje (5/11) um parecer que considera ;eticamente inaceitável; a solicitação de exames de urina ou sangue para saber se o candidato a determinada vaga de emprego faz uso de drogas ilícitas.

Segundo o CFM, o documento teve como base princípios do Código Civil, da Constituição Federal e do Código de Ética Médica (CEM) e caracterizou como ;discriminatória qualquer exigência que extrapole os requisitos técnicos para a função a ser exercida;.

O CFM questionou a confiabilidade de testes toxicológicos para substâncias canabinoides e opiáceos, entre outras, que apresentam resultados negativos após a suspensão da droga por cerca de três a trinta dias.

Em casos de vagas em áreas de risco, o CFM sugere, como alternativa, um ;exame pré-admissional rigoroso;, que incluiria avaliação psicológica e psiquátrica, além de testes específicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação