Brasil

No Rio, 165 pessoas continuam desaparecidas após tragédia de 2011

postado em 12/01/2013 12:09
Passados dois anos da tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram a região serrana do estado, no verão de 2011, matando mais de 900 pessoas e deixando 7 mil desabrigados e desalojados, 151 pessoas ainda continuam desaparecidas.

Os dados constam da página do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), responsável pela localização de pessoas desaparecidas em todo o estado.

As informações do Plid indicam que foi comunicado ao MP o desaparecimento de 653 pessoas nas principais cidades da região serrana, após a madrugada do dia 12 de janeiro de 2010. A maioria de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, as mais atingidas pela tromba d;água que caiu na região naquela madrugada. Das 653 notificações de desaparecimento, 165 ainda constam da página do Plid como ;comunicações em aberto;, ou seja, as notificações de desaparecimento continuam sem solução.



Os dados indicam que 340 pessoas foram localizadas com vida e que 151 resultaram em óbitos, cujos corpos foram encontrados e sepultados. Em entrevista à Agência Brasil, um dos responsáveis pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos Pedro Borges Mourão garantiu que o Ministério Público estadual manterá os processos em aberto e que continuará empenhado em localizar os desaparecidos.

;Há um compromisso ético moral do Plid de só encerrar os trabalhos quando todas as comunicações que recebemos forem efetivamente solucionadas. Quanto aos corpos que não forem localizados, aí passa a ser uma questão de outros órgãos envolvidos nas buscas. No que diz respeito ao programa, garanto que nós vamos trabalhar até a última comunicação ser solucionada;, disse.

Na avaliação de Pedro Borges, o Plid está deixando um legado de informações que certamente servirão para trabalhos no futuro. ;Os dados da serra envolvem números muito dinâmicos, que mudam a todo instante, daí a atualização automática que é feita pelo próprio sistema;.

Ele enfatizou que o Plid recebeu inicialmente mais de 2 mil comunicações, que resultaram na consolidação das 653 efetivamente catalogadas.

O programa tem um banco de dados com cerca de 6 mil registros de notificações, dos quais mais de 5 mil são relativas a desaparecimentos, mais de 1.300 cadáveres sem identificados e 800 casos já solucionados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação