Brasil

Comoção marca enterro de Chorão em cemitério de Santos (SP)

Amigos, familiares e integrantes da banda estiveram presente no Cemitério Vertical Memorial

postado em 07/03/2013 17:09 / atualizado em 08/10/2020 10:48


O corpo do líder da banda Charlie Brown Jr., Alexandre Magno Abrão, o Chorão, foi sepultado sob aplausos na tarde desta quinta-feira (7) no Cemitério Vertical Memorial em Santos, no litoral de São Paulo. Um velório privado foi realizado somente na presença de amigos e familiares do cantor. Integrantes da banda se abraçaram e choraram bastante. Um skate foi colocado ao lado do caixão durante a despedida.

O velório do vocalista teve início na noite dessa quarta-feira (6) no ginásio Arena Santos. No início da tarde de hoje, o corpo seguiu em cortejo que passou pela Chorão Skate Park, uma pista de skate onde o cantor costumava pratica o esporte, e pelo estádio Vila Belmiro, casa do Santos Futebol Clube.

Corpo do artista é retirado pelo IML: ele foi encontrado sozinho no localO artista foi na Rua Morás, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Chorão foi encontrado desacordado pelo assessor e pelo motorista dele, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado. A Polícia Militar foi chamada, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao chegar ao local, a unidade de resgate constatou que o cantor já estava morto. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

A causa da morte só será determinada após o laudo do Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que a morte tenha . Peritos do Instituto de Criminalística, que estiveram no local ontem, encontraram um pó branco, que será analisado, e garrafas de bebida alcoólica, energéticos, água e refrigerante espalhadas pelo local. Muitos pertences do cantor estavam jogados pelo chão e havia marcas de sangue em algumas paredes e objetos.

Rock, skate e polêmicas: Chorão criou um estilo próprio na músicaPerfil
Alexandre Magno Abrão, o Chorão, nasceu em São Paulo e mudou-se para Santos (SP) durante a adolescência. A banda Charlie Brown Jr. foi criada por ele em 1992. Além da paixão pela música, ele tinha como rotina andar de skate. Era praticante ativo do esporte e chegou a inaugurar, em 2006, o Chorão Skate Park. A pista indoor, famosa por ser uma das mais modernas do Brasil, recebe shows e competições de skate, incluindo etapas do Circuito Brasileiro de Freestyle e do Mundial de Freestyle. O espaço também é sede de uma escolinha para skatistas, que inclui aulas gratuitas para jovens de baixa renda.

Sucesso e polêmicas
O primeiro disco do grupo é de 1997. Foram 11 ao total, incluindo dois ao vivo. Chorão também se enveredou pelo cinema, principalmente produzindo roteiros. Foi o único integrante do Charlie Brown Jr. que permaneceu no grupo em todas as suas fases. Experimentou enorme sucesso, sobretudo no começo dos anos 2000, quando a banda enfileirou discos de alta vendagem e um Acústico MTV. O grupo recebeu dois prêmios Grammy Latino na carreira. O primeiro foi pelo disco Tamo aí na atividade, de 2004; o segundo por Camisa 10 (Joga bola até na chuva), de 2009.

Sempre envolvido em polêmicas, e causou polêmicas por diversas vezes. Marcão, Champignon e Pelado, integrantes originais, deixaram o grupo em 2005. Os dois primeiros voltaram há dois anos. Chorão e Champignon nunca esconderam as divergências. Ano passado, uma briga no palco durante um show no Paraná fez com que o baixista deixasse a apresentação. Poucos dias depois, eles publicaram um vídeo em que se desculparam pelo incidente. Os colegas de banda foram pegos de surpresa e lamentaram a perda do parceiro de música.

Em 2004, Chorão agrediu o cantor Marcelo Camelo, do Los Hermanos, na sala de desembarque de um aeroporto. Ele chegou a ser detido pela Polícia Federal. Foi processado por Camelo e obrigado a pagar uma indenização por danos morais.

Novo mundo
Uma faixa inédita da banda Charlie Brown Jr teve o lançamento antecipado para essa quarta-feira (6/3) em homenagem ao artista e como gesto de solidariedade aos fãs, que lamentam a perda. A canção, intitulada “Novo Mundo”, estava programada para a semana que vem. "Como se o silêncio dissesse tudo/ um sentimento bom que me leva pra outro mundo", canta Chorão na faixa que abriria o trabalho de divulgação do álbum La família 013, ainda sem data confirmada de lançamento. A faixa já havia sido apresentada ao público em shows da turnê “Música popular caiçara”, que tinha como base o DVD de mesmo nome, lançado em 2012.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação