Brasil

A cada três homicídios no Brasil, dois são contra negros, diz Ipea

A possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior em comparação com os brancos

postado em 17/10/2013 14:02
Estudo do Intituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a cada três homicídios, dois são contra pessoas negras. Os dados forão apresentados nesta quarta-feira (17/10), durante lançamento da quarta edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi).

[SAIBAMAIS]Segundo o levantamento, que considerou a população dos 226 municípios com mais de 100 mil habitantes, a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior em comparação com os brancos. A probabilidade do negro ser vítima de homicídio é oito pontos percentuais maior, mesmo quando se compara indivíduos com escolaridade e características socioeconômicas semelhantes.



O estudo ainda aponta que os negros são mais agredidos por policiais do que os brancos. Segundo a Pesquisa Nacional de Vitimização, 6,5% dos negros que sofreram uma agressão em 2009 tiveram como agressores policiais ou seguranças privados. O indíce de pessoas brancas agredidas foi de 3,7%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação