Brasil

PM reforça vigilância contra os rolezinhos nos shoppings de Pernambuco

Polícia justifica o ato como forma de garantir segurança aos clientes dos Shoppings

Diário de Pernambuco
postado em 23/01/2014 15:36
Quem for aos shoppings centers Recife, em Boa Viagem, e RioMar, no Pina, ambos no Recife, neste fim de semana, vai se deparar com um policiamento reforçado do lado de fora dos centros de compra. A medida foi confirmada ontem pela assessoria de imprensa da Polícia Militar sob justificativa de garantir a segurança dos frequentadores desses espaços em meio às promessas de rolezinhos agendados para os próximos sábado e domingo. Os encontros de jovens surgiram no Sudeste e são marcados nos shoppings, através das redes sociais, por jovens, em geral, pobres e negros, que querem ter direito à diversão. Na capital pernambucana, o fenômeno ganhou a simpatia da classe média que integra os movimentos sociais, que promete marcar presença nos eventos deste final de semana.

Até lá, a Polícia Militar afirmou que está monitorando o movimento para conhecer os rumos da manifestação e reagir diante de qualquer ação dos black blocs. Na semana passada, o governador do estado, Eduardo Campos, havia afirmado que rolezinho não era caso de polícia. A agenda dos dois eventos locais pode ser checada com uma visita rápida às páginas do Facebook. ;Este evento é em solidariedade aos jovens que estão sendo repreendidos pela polícia em todo país. Jovens das periferias;, diz um trecho da convocação. No evento do RioMar, previsto para às 16h deste sábado, 1.512 pessoas confirmaram presença. A programação para o rolezinho do Shopping Recife, no domingo, às 16h, conta com 242 confirmações.



[SAIBAMAIS]Raimundo Almeida, da Associação Pernambucana dos Shoppings Centers, disse que os administradores e lojistas dos centros esperam que o movimento seja tranquilo e negou a existência de uma liminar na Justiça para impedir a manifestação. ;Não é correto se divertir incomodando os outros, mas não temos liminar;, afirmou. Ontem, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping afirmou que, desde que começou a onda de rolezinhos, os locais onde os atos são realizados tiveram queda de até 25% no movimento.

Antes de participarem do rolezinho no RioMar, simpatizantes dos últimos protestos ocorridos no estado fazem a primeira manifestação do ano, batizada de ;Não vai ter copa;. O encontro está marcado para às 14h, no Parque 13 de Maio. ;De lá, deveremos ir para o RioMar. Não queremos nos colocar como jovem de classe pobre, mas discutir a desigualdade social;, explicou Pedro Josephi.

No final da tarde de quarta-feira (22/1), um boato de rolezinho no Shopping Boa Vista provocou tumulto. Algumas pessoas correram e funcionários fecharam as portas das lojas. Segundo a assessoria de imprensa do shopping, no entanto, a situação foi provocada por dois jovens que entraram no lugar gritando ;arrastão;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação