Brasil

Carnaval do Rio tem bloco para crianças com deficiência

postado em 22/02/2014 10:28
O carnaval deste ano no Rio de Janeiro traz uma novidade. É a Ala Eficiente, idealizada pela jornalista Bruna Saldanha com o objetivo de incluir nos festejos sua filha Izabel, de cinco anos, portadora de paralisia cerebral, e outras crianças que apresentem algum tipo de deficiência. Ela quer mostrar que crianças e adultos com deficiências podem ter uma vida normal. Por isso, decidiu integrá-las ao carnaval, que é uma festa popular e que faz parte do cotidiano da população.

A Ala Eficiente faz sua estreia no carnaval de 2014 integrando o Bloco dos Mendigos, criado há dez anos por ex-alunos do extinto Colégio Pernalonga/Isa Prates, do Arpoador, zona sul da cidade, onde Bruna também estudou. ;Tive a ideia de fazer um bloco inclusivo, mas como não ia dar tempo de eu correr atrás de tudo para esse carnaval, entrei em contato com os diretores do bloco e eles sugeriram fazer a ala;, disse Bruna à Agência Brasil.

Bruna escreveu um livro sobre a filha, no final do ano passado, e está sempre procurando fazer algo em prol de crianças com deficiência. ;Estou cada vez mais com um olhar voltado para isso. Resolvi fazer uma marchinha sobre inclusão de pessoas com deficiência;, contou. Acabou surgindo a ideia do bloco, que ela espera conseguir transformar em realidade já a partir do próximo ano, convertendo a atual ala em um Bloco Eficiente.

O Bloco dos Mendigos, com a Ala Eficiente, desfila beste sábado (22/2) às 13 horas, pelo Arpoador. A concentração está marcada para começar na Rua Bulhões de Carvalho, esquina com a Rua Gomes Carneiro, entre os bairros de Copacabana e Ipanema. Bruna espera que pelo menos 50 pessoas portadoras de alguma deficiência participem do desfile da Ala Eficiente.

Adalberto Monteiro, um dos cinco fundadores do Bloco dos Mendigos, explica que o nome é utilizado por eles desde quando tinham 15 ou 16 anos e serve para mostrar que seus integrantes "nunca ligaram muito para a questão da aparência". Segundo ele, "é um contraste com os playboys da zona sul;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação