Brasil

Secretaria de Saúde afasta suspeita de ebola em Foz do Iguaçu

Paciente teria relatado viagem a Serra Leoa e UPA em Foz do Iguaçu, no Paraná, acabou isolada nesta manhã. Foi constatado, no entanto, que houve uma dificuldade de comunicação e o homem sequer passou pela África, o que fez o caso ser descartado

postado em 16/10/2014 12:07
A Secretaria de Saúde do Paraná informou que a suspeita de um caso de ebola em Foz do Iguaçu foi descartada. Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município chegou a ser interditada na manhã desta quinta-feira (16/10) depois que um estrangeiro chegou ao local e teria relatado uma viagem a Serra Leoa.

A assessoria da secretaria, no entanto, afirmou que houve um mal-entendido e que o paciente nem sequer veio da África. No passaporte dele, consta uma viagem à China, ao Líbano, Dubai e Itália.

Esse seria o segundo caso suspeito da doença no país. O primeiro aconteceu na última semana. O africano Souleymane Bah, de 47 anos, chegou a uma UPA de Cascavel na quinta-feira passada e relatou ter sentido febre. Por ter vindo da Guiné, um dos três países afetados pelo surto do vírus, ele foi considerado suspeito.

[SAIBAMAIS]

Bah teve alta ontem do Instituto de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ele estava internado desde a sexta-feira passado, com suspeita de estar infectado pelo vírus. Dois exames feitos no homem, que veio da Guiné, afastaram completamente a possibildiade de ele estar com ebola.

O destino do paciente não foi revelado pelo Ministério da Saúde, para preservar a privacidade do homem. Bah chegou a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cascavel na última quinta-feira e foi isolado com suspeita de estar infectado, depois que ele relatou ter sentido febre no dia anterior e por ter vindo da Guiné, um dos três países com surto da doença na África Ocidental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação