Brasil

Tribunal afasta juiz do processo do empresário Eike Batista

Os processos também foram suspensos, mas os bens e ativos da família continuam bloqueados

postado em 03/03/2015 16:30

Os processos também foram suspensos, mas os bens e ativos da família continuam bloqueados

O Tribunal Regional da Justiça (TRF) da 2; Região, no Rio de Janeiro, afastou o juiz Flávio Roberto de Souza do processo do empresário Eike Batista e suspendeu todos os processos contra o empresário, mas os bloqueios de ativos financeiros e bens serão mantidos. Ainda não foi definido o nome do juiz que conduzirá o caso daqui para frente.

O juiz, responsável pelos processos contra o empresário, levou para o condomínio em que mora dois carros de luxo ; um Porsche e uma Range Rover ; e um piano de cauda apreendidos na casa de Eike. Logo em seguida, o magistrado entrou de licença médica.

Juiz do caso Eike Batista utiliza carro apreendido pela justiça

Pedidos de abertura de processo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram feitos pelos advogados do ex-bilionário e pela seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As duas solicitações foram encaminhadas à corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, que já havia determinado que o juiz fosse afastado do caso.

A OAB do Rio acusa o magistrado de improbidade administrativa e de ter violado ;os princípios da legalidade, imparcialidade e moralidade que devem nortear a vida do servidor público;. A OAB argumenta que não há na lei ou nos manuais do CNJ nenhum amparo para o juiz ;usar e fruir dos bens;.

O empresário é acusado de manipulação de mercado e de obter informações privilegiadas com a venda de ações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação