Brasil

Número de mulheres em cargos no Congresso aumentou ao longo dos anos

Já em outras instuições, são minoria e sofrem preconceito quando assumem postos de chefia

Warner Bento Filho
postado em 08/03/2015 07:30

Bancada de senadoras na solenidade de posse, em 1° de fevereiro: força na discussão de temas que envolvem políticas de gênero no país

A presença das mulheres no poder vem aumentando, mas ainda é tímida, apesar da aprovação de leis com o objetivo de equalizar essa diferença. Para a juíza Andréa Pachá, ouvidora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a origem do problema é uma ;cultura de desigualdade;. ;Isso está tão entranhado na sociedade que as pessoas acabam aceitando a desigualdade como algo natural;, diz. A discussão ganha contornos especiais em datas como hoje, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

A Lei n; 12.034, de 2009, obriga que as candidaturas aos cargos proporcionais ; deputado federal, deputado estadual, deputado distrital e vereador ; sejam preenchidas com o mínimo de 30% e o máximo de 70% para cada sexo. O princípio vem sendo cumprido pelos partidos, mas sempre no limite, com cerca de 70% das vagas para homens, e os 30% restantes para as mulheres.

Nas eleições majoritárias (prefeito, governador, senador, presidente), nas quais não existe a regra, a participação feminina cai bastante. Entre os 163 candidatos a governador nas últimas eleições, apenas 19 (12%) eram mulheres. E só uma se elegeu: Suely Campos (PP), em Roraima.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação