Brasil

Polícia usa bomba de gás contra protesto após morte de criança no Alemão

Em clima tenso, policiais repreenderam manifestantes; Polícia Civil investiga morte de Eduardo de Jesus Ferreira, 10 anos

postado em 03/04/2015 16:31
Moradores do Complexo do Alemão protestam, desde a madrugada desta quinta-feira (3/4), contra a violência e os abusos cometidos por policiais militares nas comunidades. Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, foi um dos quatro mortos em dois dias de confrontos. O clima ficou tenso por volta das 16h, quando a polícia começou a usar bombas de efeito moral e spray de pimenta para dispersar os manifestantes.

Mais cedo, o jornal Voz da Comunidade registrou o momento em que moradores do Complexo do Alemão balançavam lenços brancos com pedido de justiça, nas janelas das casas do morro:

[VIDEO1]

O governo do Rio informou, em nota, que os policiais que estavam na operação quando Eduardo foi morto foram afastados do policiamento nas ruas. A assessoria da Polícia Pacificadora informou que o patrulhamento segue reforçado com apoio do Comando de Operações Especiais (COE).


Investigação
A Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro instaurou inquérito na manhã desta sexta-feira (3/4) para apurar as circunstâncias da morte de Eduardo, uma das quatro vítimas baleadas nos últimos dois dias, no Complexo do Alemão.

Eduardo de Jesus Ferreira foi morto nesta quinta-feira (2/4)

Os agentes também investigam a morte de Elisabete Alves de Moura Francisco, baleada dentro de casa na tarde de quarta-feira (1;/4), assim como a filha, que ficou levemente ferida. Os policiais estão ouvindo familiares e testemunhas. Homens da PM foram chamados para prestar depoimento e tiveram as armas apreendidas para confronto balístico.

De acordo com a Polícia Pacificadora de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, as mortes ocorreram devido a confrontos com bandidos armados. Um policial foi ferido por estilhaços e medicado.

Solidariedade
Em nota divulgada nesta sexta-feira (3/4), a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de Eduardo. "Quero expressar minha solidariedade e sentimentos de respeito neste momento de dor a Terezinha Maria de Jesus, que perdeu o filho Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, no Complexo do Alemão. Espero que as circunstâncias dessa morte sejam esclarecidas e os responsáveis, julgados e punidos."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação