Brasil

Inca recomenda a redução de agrotóxicos para diminuir incidência de câncer

Indústria de pesticidas minimiza documento divulgado pelo instituto, ligado ao governo federal

Warner Bento Filho
postado em 09/04/2015 10:18
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, fez ontem o mais duro ataque de um órgão do governo federal ao uso de agrotóxicos no país. O instituto recomendou a redução ;progressiva e sustentada; do emprego dos venenos nas lavouras, como maneira de diminuir o número de casos de câncer. Os pesticidas, de acordo com o instituto, contaminam ;todas as fontes de recursos vitais, incluindo alimentos, solos, águas, leite materno e ar;. O instituto alerta que o ;intensivo uso desses produtos provoca grandes malefícios, como poluição ambiental e intoxicação de trabalhadores e da população em geral;. Segundo o órgão, as intoxicações agudas, que afetam principalmente os trabalhadores na agricultura, podem causar irritação da pele e olhos, coceira, cólicas, vômitos, diarreias, espasmos, dificuldades respiratórias, convulsões e até a morte.

Tonéis de agrotóxicos em Luziânia (GO): consequências na saúde podem ocorrer muito tempo após a exposição

As intoxicações crônicas, que podem afetar toda a população, pela presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos e no ambiente, incluem efeitos como infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer, segundo o Inca. ;Os efeitos adversos decorrentes da exposição crônica aos agrotóxicos podem aparecer muito tempo após a exposição, dificultando a correlação com o agente;, diz documento divulgado pelo órgão.



O texto ressalta que a presença de resíduos de venenos não estão apenas em alimentos in natura, mas também nos industrializados, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas e pizzas. Os agrotóxicos ainda podem estar presentes, segundo o Inca, em carnes e leites. Como alternativa, o instituto apoia a produção sem o uso de venenos ou fertilizantes químicos.

O banimento dos agrotóxicos é, de acordo com o nutricionista do Inca Fábio Gomes, uma forma de evitar riscos de câncer. ;Temos que chegar lá para proteger a população do campo e da cidade, assim como nosso meio ambiente e nossos recursos naturais;, diz. O engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, da Associação Brasileira de Agroecologia, ressalta que a eliminação progressiva de agrotóxicos é viável e que os venenos podem ser totalmente substituídos em alguns anos, ;com um pouco de investimento em pesquisa;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação