Brasil

Veja como foi a manifestação deste domingo em Brasília

postado em 12/04/2015 09:36

Assim como ocorreu no mês passado, brasileiros insatisfeitos com o governo Dilma Rousseff foram às ruas neste domingo (12/4). Eles querem o impeachment da presidente. Há várias manifestações programadas em todo o país, mas em Brasília o protesto se dispersou no começo da tarde. Veja como foi:

12h52 - Balanço do protesto em Brasília - Segundo a Polícia Militar, a marcha reuniu 25 mil pessoas, hoje, pela manhã. Já os organizadores apontam 40 mil. Número menor que na primeira manifestação, em 15 de março, quando a PM estimou 45 mil participantes, e os movimentos calcularam de 80 a 100 mil.

12h46 - Enquanto uns protestam, outros aproveitam a oportunidade para ganhar um dinheiro extra. Maria Ferreira, 40 anos, vende sombrinhas para quem quiser se proteger do sol da capital braileira.

[FOTO16]

12h41 - Em Belo Horizonte, manifestantes começam a descer a Rua Gonçalves Dias, em direção à Praça da Estação. De acordo com informações da Polícia Militar, 5 mil pessoas se reuniram na Praça da Liberdade.
[FOTO15]


12h37
- A manifestação vai chegando ao fim. Mas o trânsito da altura do Museu da Repúcblica até o Congresso Nacional no Eixo Monumental segue interrompido nas duas faixas.


12h35 - Os trios encerram a manifestação em Brasília e se encaminham em direção à Rodoviária. O gramado em frente ao Congresso Nacional vai se esvaziando.

12h29 -
O auge do protesto em Brasília contou com 25 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Agora, os manifestantes começam a ir embora

12h21 -
No Rio de Janeiro, o princípio de confusão foi causado porque manifestantes agrediram de forma verbal um homem que estaria com um megafone, falando frases contrárias à manifestação. Sob gritos de "fora PT", o homem foi levado para uma viatura da polícia. O protesto segue pela orla da praia de Copacabana de maneira pacífica.

12h18 -
Começa a dispersão. Muitas pessoas começam a deixar a Esplanada; veja o vídeo:
[VIDEO3]

12h15 -
Em Brasília, a manifestação conta com dois trios elétricos. Um pede a intervenção militar, já o outro se intitula como dos manifestantes.

12h11
- Na Esplanada, comerciantes aproveitam para vender lanches. Há pelo menos 24 barraquinhas de comida, incluindo churrasco, crepe, tapioca e refeições.

12h09 -
Em Belo Horizonte, manifestantes dão salva de palmas para Sérgio Moro, juiz da Operação Lava-Jato, e vaiam o ministro do STF, Dias Toffoli.

12h08 -
Na capital mineira, Gilda Vilela Wiermann, de 63 anos, diz que está lutando pelos netos


12h05
- Um princípio de confusão é abafado pela polícia no protesto do Rio de Janeiro, na Zona Sul da cidade. Um homem foi levado para a viatura da PM.

12h - Segundo a PM, cerca de 20 mil pessoas marcam presença no protesto em Brasília. Mas, devido às caminhadas, as pessoas estão espalhadas próximas à Praças dos Três Poderes.


11h 55 -
Na capital brasileira, os manifestantes ainda chegam nos gramados em frente ao Congresso Nacional, onde há grande reforço de policiamento.


11h50
- Até agora, duas pessoas foram presas na manifestação de Brasília. Uma desceu do carro com um facão depois de uma briga no trânsito. A outra é um morador de rua e aparentava sinais de embreaguez. Leia mais aqui.


11h42 -
Mais vídeo do protesto:
[VIDEO2]

11h38 -
Manifestantes não economizam nos cartazes, confira vídeo:
[VIDEO1]

11h32 -
Enquanto os manifestantes na maioria das regiões do país fazem as caminhadas pelas ruas próximas ao ponto de encontro, em Manaus a chuva atrasou o início do protesto. Lá, os organizadores calculam 400 pessoas, que começaram a chegar uma hora após o horário marcado.

11h30 - No Rio de Janeiro, a PM calcula que 600 a 800 manifestantes caminham da praia de Copacabana ao Leme. A maioria vestida com a camisa do Brasil ou com camisas na cor amarela e com cartazes contra o governo federal.

11h 25 -
Os manifestantes que saíram do Museu da República começam a chegar nos gramados em frente ao Congresso Nacional.



11h20 -
Em Brasília, uma multidão caminha da Rodoviária em direção ao Congresso Nacional.


11h 17 -
Fotos do monitoramento da PM


11h12 -
Muita gente vestida com as cores do Brasil.


11h10 -
Duas pessoas foram presas na manifestação na manhã de deste domingo (12/4). Um deles foi flagrado com um facão. O outro detido estava arrumando confusão. Policiais Militares encaminharam eles para o DPE.

11h05 -
Os manifestantes estão caminhando em direção ao Congresso de forma mais dispersa do que no dia 15 de março. Há várias famílias e grupos de pessoas mais velhas, a maioria com camisetas do Brasil. Camisetas com frases contra a presidente estão sendo vendidas a R$20.

11h -
Os números de manifestantes divulgados pela Polícia Militar e pelos organizadores oscilam muito. Na Esplanada dos Ministérios, a PM estima de 4 a 5 mil pessoas e a organização, 40 mil. Mesmo com as divergências, o último protesto reúniu mais gente. Na mesma hora, às 11h, a PM dizia que eram de 20 a 25 mil em Brasília em 15 de março.

10h55 -
Em Belo Horizonte, manifestantes lotam a Praça da Liberdade e carros de som alternam o Hino Nacional, a música "Que país é este?" e "Vem pra Rua"


10h50 -
Em Salvador, a caminhada também já começou pela Avenida Oceânica. Lá, a PM calcula 1.200 mil pessoas e os organizadores, 1.500. A estimativa é que o percurso dure 1 hora e meia e termine no Farol da Barra, ponto de concentração.

10h45 -
Após cantarem o hino nacional, manifestantes começam a marcha em direção ao Congresso. E continua chegando gente no local.


10h40 - PM atualiza o número em 4 mil pessoas no Museu da República.

10h35
- O pedido de intervenção militar divide opniões no protesto em Brasília. Enquanto um dos trios endurece o apoio a intervenção, um grupo de pessoas contrário pede ao trio que se cale.


10h30 -
Fernando gomide, servidor público de 54 anos, e colegas da maçonaria protestam contra os desvios na Petrobras, investigados pela operação Lava-jato. Mesmo assim, Fernando defende a saída da presidente Dilma apenas "se houver comprovação de envolvimento dela com a corrupção".


10h25 -
Em Belo Horizonte, a Polícia Militar estima cerca de 1.800 pessoas concentradas na Praça da Liberdade.

10h20 - Uma grande faixa amarela é estendida em frente ao Museu da República.


10h15 - Segundo os organizadores, o protesto reúne 10 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Já a PM aponta que o número chega a 2 mil manifestantes.

10h11 - A advogada Norma Costa, 60 anos, se diz indignada com a corrupção e pede a saída da presidente Dilma Rousseff. "Vim aqui porque estou insatisfeita com o atual governo, que é uma perda para o nosso país", diz.


10h07 - O número de pessoas vai aumentando em frente ao Museu da República


10h - Manifestantes levam faixas que mostram a insatisfação com o governo federal e a corrupção do país


9h55 - Na outra manifestação, realizada em 15 de março, o protesto contou com cerca de 15 mil pessoas no início da manhã. O número chegou a 50 mil no momento de maior concentração.

9h45 - Estão sendo feitas revistas para evitar a entrada de armas e objetos perigosos. Até o momento, não há registro de apreensões. Quatro carros de som dos movimentos Brasil Livre e Vem pra rua gritaram palavras de ordem contra a corrupção e o governo do PT.

9h40 -
Poucos manifestantes se concentram próximo ao Museu da República. A estimativa da PM é de cerca de 400 pessoas no local. Eles acreditam que o protesto não vai passar de 5 mil pessoas.

Com informações de Marcella Fernandes, Luiz Carlos Azedo, Isa Stacciarini, Leonardo Cavalcante e Maíra Nunes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação