Brasil

Travesti arranca orelha de policial com a boca durante confusão na cadeia

Verônica Bolina teria sido agredida por presos após se masturbar; deputado Jean Wyllys publicou mensagem de repúdio ao ato de violência e de apoio a Verônica

postado em 16/04/2015 09:44
Verônica Bolina, 25 anosO caso de agressão a uma travesti em São Paulo comoveu e causou indignação na rede. A notícia veiculada nos últimos dias fez Verônica Bolina ficar conhecida como a travesti que arrancou o pedaço da orelha de um policial. A agressão ocorreu durante uma briga na Delegacia de Bom Retiro (SP). Nessa terça-feira (14/4), Bolina ganhou novamente as redes sociais após a divulgação de uma foto em que aparece com os seios descobertos e com o rosto desfigurado.


Segundo a Polícia Civil da região, a travesti, que nasceu Charleston Alves Francisco, 25 anos, foi detida após a denúncia de agressão a uma idosa. No domingo (12/4), Verônica teria começado a se masturbar dentro da cela. Em depoimento, de acordo com a polícia, ela confirmou a versão e disse que a ação provocou ira nos presos, que a agrediram.

Em uma tentativa de encerrar a briga, dois agentes entraram no local para retirá-la. Foi quando Verônica atacou um deles e mordeu a orelha do carcereiro. Em meio à confusão, o outro agente disparou três tiros para o alto. As balas não atingiram ninguém, de acordo com a polícia.

Luiz Roberto Hellmeister, titular da 2; Delegacia de Polícia, informou que a travesti foi indiciada por homicídio tentado, resistência e tentativa de evasão, entre outros crimes. Ela permanece detida na delegacia.

A foto que circula na web mostra Verônica com cabelos cortados ; o que gerou reações de grupos defensores dos direitos LGBT, como se o corte dos cabelos tivesse sido imposição do sistema prisional, violência à identidade de gênero da travesti. Contudo, a Secretaria de Segurança Pública afirmou, por meio de nota, que Verônica já tinha cabelos curtos quando chegou à delegacia e "costumava usar peruca antes de ser presa".

O policial ferido foi encaminhado para o Hospital das Clínicas, onde permanece internado. A arma usada para efetuar os disparos foi apreendida e a cela passará por perícia.

#SomosTodasVeronica
Assim que as imagens da travesti foram divulgadas na web, centenas de pessoas se mobilizaram para prestar apoio. A página Somos Todas Verônica traz ilustrações em homenagem à vítima de agressão. Algumas dizem: "Brasil, um país de todos. Obs: que não sejam trans". Outra estampa a frase: "Verônica só queria ter direitos como cidadã".

Verônica Bolina teria sido agredida por presos após se masturbar; deputado Jean Wyllys publicou mensagem de repúdio ao ato de violência e de apoio a Verônica

O deputado Jean Wyllys publicou em sua página no Facebook uma mensagem de repúdio ao ato de violência e de apoio a Verônica. No texto, que até esta publicação teve mais de 15 mil curtidas, o político defende que o sistema carcerário brasileiro "tem conseguido superar-se em violações aos direitos de travestis e transexuais privados de liberdade".

Verônica Bolina teria sido agredida por presos após se masturbar; deputado Jean Wyllys publicou mensagem de repúdio ao ato de violência e de apoio a Verônica

"Já coloquei a minha equipe à disposição da família de Verônica através de contato com sua mãe, e levarei a história de Verônica à Comissão de Direitos Humanos da Câmara, à CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres, à Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher e também à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para averiguar se, de fato, houve ou não tortura no caso de Verônica e para garantir que o mesmo não aconteça com outras representantes desse segmento tão estigmatizado", escreveu o parlamentar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação