Brasil

Facebook desbloqueia foto de índia com seios nus após protestos do MinC

A medida ocorreu após o Minc anunciar que iria entrar com ação na Justiça contra o bloqueio da foto histórica

Hellen Leite
postado em 18/04/2015 12:47

A medida ocorreu após o Minc anunciar que iria entrar com ação na Justiça contra o bloqueio da foto históricaO Facebook desbloqueou a foto do casal de índios botocudos que havia sido retirada do ar na sexta-feira (17/04), acusada de violar os padrões da comunidade. Em nota, a assessoria da rede social justificou a medida por regras internacionais, no entanto, garantiu que está aberta a feedbacks e ao debate. ;Não é fácil encontrar o equilíbrio ideal entre permitir que as pessoas se expressem criativamente e manter uma experiência confortável para a nossa comunidade global e culturalmente diversa. Respeitamos leis locais e assim como qualquer outra mídia, temos limitações com nudez;, informou.

A imagem em questão foi produzida em 1909 por Walter Garbe e integra o acervo do Portal Brasiliana Fotográfica, resultado de um projeto que reúne mais de duas mil fotos históricas. O Minc havia dito que iria entrar com ação na Justiça contra o bloqueio da foto do casal de índios e levar o assunto a cortes internacionais. Na visão da pasta, a rede social promoveu uma "censura" ao bloquear a imagem.

Leia mais notícias em Brasil

Ao tomar conhecimento da decisão da rede social de desbloquear a foto, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, comentou que o episódio foi uma vitória do povo indígena, do povo brasileiro e uma afirmação da dignidade do Governo. No entanto, segundo ele, o fato não encerra o processo iniciado pelo Ministério da Cultura.

;Precisamos discutir ampla e democraticamente a governança da internet e buscar uma regulação multilateral que garanta, entre outros direitos, a neutralidade de rede, a liberdade de expressão, a livre circulação de ideias, a soberania das nações e a autodeterminação", comentou.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação