Brasil

Mães trabalham, filhos ficam à mercê do crime, diz secretário de segurança

A declaração, em um programa de rádio, foi considerada machista e a secretaria teve de esclarecer a posição do titular da pasta

postado em 20/04/2015 16:57

A declaração, em um programa de rádio, foi considerada machista e a secretaria teve de esclarecer a posição do titular da pasta

Consideradas machistas, declarações do secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, têm causado alvoroço na internet. Em uma entrevista para uma rádio local, na manhã desta segunda-feira (20/4), Jacini afirmou que "as famílias de hoje em dia deixam as crianças à mercê da violência". O secretário também apresentou a nova estratégia para combater a onda de violência no estado.

"Antigamente, o pai era apenas o provedor do lar e a mãe ficava fazendo a educação. Hoje, a mãe sai para prover o lar também e as crianças ficam sozinhas, ficam na rua, à mercê de todos os criminosos, principalmente nas periferias", explicou.

O secretário explicou que a ação do governo seguirá dois eixos: criminal e social. Segundo ele, o foco da secretaria de Segurança é o primeiro eixo. De acordo com ele, muitas vezes os crimes têm relação com "falhas de outros setores, entre eles as famílias".


Mas tarde, na página oficial da secretaria no Facebook, a assessoria de imprensa do órgão esclareceu que "a plena inserção da mulher no mercado de trabalho reforça a necessidade de políticas públicas de educação infantil e ensino integral. Em momento algum, Jacini se posiciona contra a presença da mulher no mercado de trabalho. Ao contrário, considera um direito básico de todos".

Violência no RS
Um dos casos mais alarmantes de violência recente no RS envolveu o assassinato brutal de uma criança de 7 anos, dentro de casa. Laura Machado foi morta na madrugada de sexta-feira (17) após ser atingida por uma bala perdida de fuzil enquanto dormia no andar superior da casa da família, no Bairro Vila Nova, Zona Sul de Porto Alegre. Os tiros atingiram a menina e o irmão dela, de 11 anos, que foi levado ao hospital e passa bem. Segundo a polícia local, a morte da garota aconcteceu durante tiroteio entre gangues rivais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação