Brasil

CNBB critica iniciativas e alerta para riscos à democracia

A entidade, que reúne os bispos do Brasil, ressaltou a terceirização do trabalho, a redução da maioridade penal e a alteração do Estatuto do Desarmamento

postado em 25/04/2015 08:15

Documento divulgado pela CNBB é incisivo nas críticas, mas ressalva que

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alertou ontem para o que chamou de ;profunda e prolongada crise que ameaça conquistas e coloca em risco a ordem democrática do país;. O alerta está em nota na qual os bispos criticam a lei que permite a terceirização do trabalho, a redução da maioridade penal e a alteração do Estatuto do Desarmamento. Os religiosos criticam, ainda, a corrupção, que, segundo a nota, ;está presente tanto em órgãos públicos quanto em instituições da sociedade;.

;O momento não é de acirrar ânimos;, adverte a entidade, ;nem de assumir posições revanchistas ou de ódio que desconsiderem a política como defesa e promoção do bem comum;, completa. ;A retomada do crescimento do país precisa ser feita sem trazer prejuízo à população, aos trabalhadores e, principalmente, aos mais pobres.; Para a CNBB, ;a lei que permite a terceirização do trabalho, em tramitação no Congresso Nacional, não pode, em hipótese alguma, restringir os direitos dos trabalhadores. É inadmissível que a preservação dos direitos sociais venha a ser sacrificada para justificar a superação da crise;.

O projeto que regulamenta a terceirização foi aprovado na quarta-feira pela Câmara dos Deputados e ainda deve ser analisada pelo Senado. A proposta permite a terceirização de qualquer posto de trabalho, mesmo das chamadas atividades-fim.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação