Brasil

Secretaria de Saúde descarta ebola em paciente e UPA de Juiz de Fora reabre

A unidade ficou fechada por aproximadamente cinco horas. O paciente com sintomas da doença fugiu no local e ainda é procurado pelas autoridades

João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 25/04/2015 18:45
A suspeita de ebola em um paciente atendido na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Norte provocou o fechamento do local por cinco horas e causou pânico entre os moradores de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata mineira. O paciente, que seria da cidade e chegou recentemente de uma viagem para Angola, na África, fugiu depois de receber os cuidados médicos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) descartou a doença e informou que o morador está com sintomas de dengue e malária. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar ainda procura pelo homem.

A UPA foi fechada por volta das 12h, logo depois que o paciente, que não teve o nome divulgado, deu entrada no local. Segundo um funcionário, que não quis se identificar, o homem chegou recentemente de Angola com sintomas da doença. ;Ele chegou de viagem da África na última terça-feira passando mal. Ele buscou atendimento somente neste sábado com sintomas, aparentemente, de malária. Trouxe até exames feitos no país para cá;, explicou.

Leia mais notícias em Brasil

Os médicos fizeram uma avaliação no paciente e resolveram levá-lo para o isolamento. ;Quando já estava indo para o local isolado, conseguiu fugir. Estamos aguardando a captura dele;, comentou o funcionário. A unidade ficou fechada para atendimento até as 17h. O local só foi liberado depois que a Secretaria de Saúde descartou a doença. A unidade estava com aproximadamente 200 pessoas para serem atendidas no momento do fechamento.

[SAIBAMAIS]Segundo o órgão, o paciente apresentou na UPA com dores na cabeça e febre alta, sintomas que não determinam o ebola. Outro ponto determinante é que Angola não é um local de transmissão da doença, por isso não é uma região de risco de transmissão. Técnicos do Estado estão em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora. Eles orientaram que, quando o paciente for encontrado novamente, que passe por exames de dengue e malária. Pois, o país africano tem alta transmissão da doença. Além disso, a cidade mineira está com alto índice de focos do mosquito Aedes aegypti.

O Corpo de Bombeiros seguem as buscas pelo paciente que fugiu da UPA. Até o fim desta reportagem, ele ainda não tinha sido encontrado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação