Brasil

Reintegração de posse termina em confronto, com presos e feridos em Recife

Após o tumulto, parte da comunidade Olga Benário permaneceu no entorno do terreno desocupado alegando não ter para onde ir

Diário de Pernambuco
postado em 21/05/2015 14:14
A ação de reintegração de posse da comunidade Olga Benário, zona Oeste de Recife, instalada em um terreno nas proximidades do prédio da Justiça Federal, no bairro do Jiquiá, terminou em confronto e saldo de presos e feridos nesta quinta-feira (21/5). De acordo com a Polícia Militar, pelo menos 10 pessoas foram detidas e encaminhadas à Central de Flagrantes por vandalismo, lesão corporal, ameaça e depredação ao patrimônio. Ainda segundo a PM, um manifestante foi encaminhado ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) por pilotar uma moto roubada e estar de posse de uma faca peixeira. O vidro de um ônibus foi quebrado durante a confusão.

A PM alegou também que dois policiais ficaram levemente feridos por pedradas. Durante o conflito, os 800 PMs fizeram dispardos de balas de borracha e bombas de gás. A Avenida Recife foi interditada em dois momentos, um deles utilizando a carcaça de um carro incendiado.

Após o tumulto, parte da comunidade permaneceu no entorno do terreno desocupado alegando não ter para onde ir. A Prefeitura do Recife alegou ter feito um cadastro das famílias para analisar a possibilidade de inclusão no sistema de habitação do município. Para uma reocupação, parte do efetivo da PM continuou de prontidão.



A Polícia Militar divulgou uma nota oficial sobre a operação. A corporação informa que deu apoio à reintegração de posse do Loteamento Ecocity Jiquiá e que a medida visou garantir o cumprimento de ordem judicial. Confira o documento na íntegra:

A Polícia Militar de Pernambuco foi requisitada, no início da manhã de hoje (21), a dar apoio ao cumprimento do Mandado de Reintegração de Posse, que foi expedido pelo juiz de direito Paulo Torres Pereira da Silva, da 21; Vara Cível da Capital, em favor de Jiquiá Desenvolvimento Imobiliário SPE LTDA, do Loteamento Ecocity Jiquiá. A desocupação começou às 6h e assim que tomaram conhecimento, os ocupantes saíram de forma pacífica do local. Apenas cerca de 50 ocupantes estavam no loteamento no momento que o oficial de justiça leu o mandado determinando a saída deles.

A PM empregou na operação o efetivo de 800 policiais militares, lotados nos batalhões de área e especializados da Região Metropolitana do Recife, sob o comando do 12; Batalhão, unidade responsável pelo emprego dos PMs.

Interdição de vias
Durante a operação de reintegração, alguns vândalos, que, em princípio, não tem relação com os acampados no loteamento Ecocity Jiquiá, fizeram a interdição de vias em, pelo menos, dois pontos do entorno do local, um que liga a BR 232 a BR 101, em frente ao Hospital da mulher e outro na avenida João Cabral de Melo Neto, em San Martin. Nas interdições eles queimaram pneus e incendiaram a carcaça de um veículo. Houve encaminhamento de, pelo menos, dez pessoas à Central de Flagrantes por terem cometido crimes de vandalismo, lesão corporal, ameaça e depredação ao patrimônio público e privado. Uma pessoa foi
encaminha ao Depatri por pilotar uma moto de cinquenta cilindradas roubada e estar de posse de faca peixeira. A ação dos vândalos resultou também na agressão a pedradas contra dois policias militares que foram levemente feridos, além de terem depredado o vidro de um coletivo da empresa Metropolitana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação