Brasil

Ministério da Saúde facilita acesso à medicação do HIV

postado em 29/07/2015 06:02

Centro de Testagem e Aconselhamento da Rodoviária: 517 unidades no país

O acesso à medicação usada para prevenção após exposição ao vírus HIV será facilitado a partir deste mês. Portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial unifica o tratamento chamado profilaxia pós-exposição (PEP), ofertado após situações de risco. Até então, o atendimento era diferenciado de acordo com o grupo exposto ; profissionais de saúde, vítimas de violência sexual e pessoas que tiveram relação sexual desprotegida ; e dependia de consulta a um especialista em Aids. O novo protocolo prevê o uso de quatro medicamentos únicos ofertados em unidades de saúde não especializadas, como prontos-socorros. O objetivo é ampliar o acesso à população de forma geral.


Para a infectologista Valéria Paes, do Hospital Universitário de Brasília (HUB), a mudança é importante porque agiliza o acesso ao tratamento, essencial para a eficácia. ;Quando usada no prazo de 72 horas após a situação de risco, a medicação reduz a infecção em até 81%, em comparação a quem não usou a substância;, afirmou. O ideal, contudo, é procurar um médico até duas horas após a exposição. Ela aponta que a adoção de uma medicação única em mais serviços de saúde em vez do uso de medicações variadas em serviços específicos é vantajosa porque, muitas vezes, os centros especializados não estão abertos à noite e nos fins de semana.


Após a prescrição na rede de saúde, é preciso tomar a medicação por 28 dias, com acompanhamento médico. Nesse período, também são incluídos outros cuidados, como anticoncepção de emergência, profilaxia a outras doenças sexualmente transmissíveis, imunizações, investigação epidemiológica e avaliação clínico-laboratorial. O tratamento pode ser modificado para se ajustar às necessidades de cada paciente. Os efeitos colaterais da medicação mais recorrentes são enjoo e olhos amarelados.

Emergência
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal lembra que os medicamentos são de controle especial, regulamentados pela Portaria n; 344/1998 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e não devem ser banalizados. A infectologista do HUB alerta que a PEP só deve ser usada em casos emergenciais, devido aos efeitos colaterais e por não prevenir contra outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, o uso recorrente da medicação pode aumentar a resistência da população ao vírus, uma vez que as pílulas são as mesmas usadas em pacientes soropositivos. ;É importante reforçar que o uso do preservativo é necessário;, afirma Valéria, especialmente diante do aumento do perfil de risco dos brasileiros. ;A gente nota que, apesar de terem informações, nem sempre as pessoas têm consciência da necessidade de usar o preservativo no dia a dia;, completa.


Na avaliação da infectologista Ana Cristina Ferreira, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a falta de conhecimento de outras medidas preventivas é uma das causas das contaminações recorrentes.;Estudos apontam que há um uso inadequado das estratégias de prevenção. Elas precisam ser mais amplas. Não basta só bater na tecla de usar a camisinha. Tem que reforçar isso, mas a pessoa tem que saber também que, se não usou, pode recorrer a esse serviço;, afirma. Ela ressalta que a eficácia do tratamento depende de fatores como o tempo entre a exposição ao vírus e o uso da medicação, o tipo de situação de risco, a variação do micro-organismo e se a pessoa já teve doença sexualmente transmissível.

Serviço
A medicação de profilaxia ós-exposição está disponível m 517 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), 712 Serviços de Assistência Especializada (SAE) e 777 Unidades de Distribuição de Medicamentos (UDM) no país. No Distrito Federal, o tratamento é acessível na emergência dos hospitais públicos e nos serviços de referência especializados nos seguintes locais:


; Ambulatório de Especialidades do Hospital Regional de Ceilândia;; Centro de Saúde n; 1 de Planaltina;; Centro de Saúde n; 1 de Sobradinho;; Centro de saúde n; 2 do Guará;; Centro de Saúde n; 5 do Gama;; Centro de Saúde n; 11 de Brasília;; Hospital Universitário de Brasília (HUB) ; Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias;; Unidade Mista da Asa Sul (Hospital Dia);; Unidade Mista de Taguatinga;; Ambulatório de HIV/Aids de Samambaia;; Ambulatório de HIV/Aids do Paranoá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação