Brasil

Levantamento mostra que número de habitantes de pequenas cidades caiu

Entre as capitais que cresceram nos últimos cinco anos, estão Manaus (13,9%) e Brasília (13,2%). São Paulo ainda tem mais moradores, com quase 12 milhões de pessoas

Jorge Macedo
postado em 29/08/2015 08:00
Um em cada quatro municípios brasileiros apresentou queda no número de habitantes de 2014 para 2015. São 1,364 mil cidades nessa condição ; 24,5% do total. De acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (28/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira já chega a 204,450 milhões de pessoas. No ano passado, o número de habitantes era 202,768 milhões de habitantes.

Leia mais notícias em Brasil

Chamam a atenção os dados que apontam a concentração populacional em poucos municípios. Mais da metade dos brasileiros (114,6 milhões, ou 56%) vive em apenas 304 municípios, o que corresponde a 5,5% do total dos mais de 5,5 mil existentes. São essas as cidades que possuem, no mínimo, 100 mil habitantes. Três em cada dez brasileiros (61,2 milhões) vivem em locais com população igual ou superior a meio milhão de pessoas. Ao todo, 41 municípios apresentam essa característica no país.

Dentro desse grupo, 17 cidades registraram população superior a 1 milhão de pessoas. Ao todo, esses locais concentram 22% de todos os brasileiros (44,9 milhões de habitantes). Na lista, apenas três cidades não são capitais, sendo duas em São Paulo (Guarulhos e Campinas) e uma no Rio de Janeiro (São Gonçalo). Em contrapartida, 1,4 milhão de pessoas, ou 6,3% dos brasileiros, residem em 2,451 municípios (44% do total).

Com relação ao decréscimo populacional em quase 25% das cidades brasileiras, o IBGE disse que a pesquisa é uma estimativa. Segundo o órgão, os números são fruto de um cálculo estatístico realizado a partir da última contagem oficial da população, o Censo de 2010. A pesquisadora Leila Herbart, responsável pelo estudo, afirmou que os municípios não são estudados detalhadamente, e que, nos últimos anos, já haviam apresentado queda.

;Para fazer as estimativas, levamos em consideração, basicamente, dois aspectos: as taxas de natalidade e de mortalidade da população. Em geral, as cidades que apresentam números negativos são pequenas. Nesses locais, ou há evasão populacional, num fluxo migratório para as regiões mais desenvolvidas, ou a taxa de mortalidade é maior que a de fecundidade. Isso explica essa diminuição;, argumentou.

ContrasteEntre as cidades com maior contingente populacional, aparecem São Paulo, com quase 12 milhões de pessoas, Rio de Janeiro, com aproximadamente 6,5 milhões, seguido de Salvador e Brasília, com pouco mais de 2,9 milhões de habitantes. Se comparada a evolução dos 10 maiores municípios brasileiros ao longo dos últimos cinco anos, porém, quem lidera o ranking é Manaus, com crescimento de 13,9%. Brasília vem logo atrás, com expansão de 13,2%.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação