Brasil

Laudo oficial sobre acidente com Cristiano Araújo deve sair em 15 dias

Parecer conclui que o veículo de Cristiano Araújo transitava em alta velocidade quando motorista perdeu o controle

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 01/09/2015 06:03

O casal morreu em junho, na BR-153

A fabricante da Range Rover, carro em que se encontrava o cantor sertanejo Cristiano Araújo, 29 anos, e sua namorada, Allana Moraes, 19, apontou, em relatório técnico, que a velocidade do veículo era de 179km/h ao capotar, enquanto a velocidade máxima permitida na BR-153, em Goiás, é de 110km/h. O acidente ocorreu em 24 de junho, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, e causou a morte do casal. O sertanejo voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado, por volta de 3h30, quando o motorista do cantor perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e capotou.


[SAIBAMAIS]As informações foram dadas pelo delegado Fabiano Henrique Jacomelis, responsável pelas investigações. Jacomelis declara que o relatório ficou registrado na caixa-preta da Land Rover cinco segundos antes do acionamento dos airbags do carro, e foi analisado na Inglaterra. O motorista, Ronaldo Miranda, 40 anos, confirmou à Polícia Civil de Goiás que seguia acima da velocidade máxima permitida no trecho e afirma ainda ter perdido o controle do veículo depois de ter um dos pneus estourados.


Malthus Fonseca Galvão, professor do departamento de medicina da Universidade de Brasília (UnB), lembra que, alterando a velocidade de 110km/h para 179km/h, o aumento foi de 62%, enquanto a energia produzida cresceu em 164%, o que faz grande diferença no momento da colisão. ;Ele ficou mais do que 50% além da velocidade permitida, o carro produziu três vezes mais com energia e, sendo assim, os impactos são muito piores. Nesse caso, os órgãos internos, por inércia, tendem a continuar o movimento e, como a parada é absurdamente brusca, há uma desacelaração abrupta. Órgãos como o fígado e o baço, principalmente, costumam se romper;, declara Galvão.


O professor destaca ainda que a resposta efetiva do veículo vai depender do sistema de freio, além das condições do terreno. ;A partir do momento em que você observa um perigo, tem consciência dele e pisa no freio, estando o carro a 179km/h, o carro anda 49,7m em um segundo. Ou seja, uma pessoa atenta, que reage em um segundo, nessas condições de velocidade, já teria andado 50 metros com o carro até o freio começar a fazer efeito, e isso é muita coisa;, disse Galvão.

Cinto

O cantor e a namorada foram arremessados para fora do veículo e os indícios apontam que eles não usavam cinto de segurança no banco de trás. Além dos dois, estavam no carro um dos empresários do cantor, Vitor Leonardo, e o motorista. Os dois sofreram apenas ferimentos leves, enquanto Allana morreu na hora. Cristiano Araújo chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu.
O carro do cantor continua em Goiânia para análise da perícia, e o laudo oficial deve ficar pronto em cerca de 15 dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação