Brasil

Correio Braziliense vence Prêmio CNT sobre meio ambiente e transporte

A série especial "Cemitérios de lata" mostrou que 4 milhões de toneladas de aço e alumínio e outros materiais de automóveis, barcos e aviões são transformados em lixo a cada ano, sem legislação específica de descarte

postado em 12/11/2015 16:03
A série especial

O Correio Braziliense venceu o Prêmio CNT de Jornalismo 2015 com a série especial Cemitérios de lata, na categoria Meio Ambiente e Transporte. Produzida pelos jornalistas Ivan Iunes, Leonardo Cavalcanti e Warner Bento Filho, as reportagens mostraram, a partir de dados e entrevistas exclusivas, como produtos presentes em veículos se transformam em lixo, sem uma legislação específica de reciclagem.

[SAIBAMAIS]As reportagens destacam ainda como o Brasil tem dificuldades para dar um destino correto a automóveis, barcos e aviões quando obsoletos. Dados mostram que mais de 4 milhões de toneladas de aço, alumínio e outros materiais se transformam em lixo a cada ano.



O Prêmio está em sua 22; edição e classifica seis categorias, incluindo o Prêmio Especial de Meio Ambiente e Transporte. A premiação ocorre em 9 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O Prêmio CNT de Jornalismo
O Prêmio CNT de Jornalismo estimula a produção de matérias relacionadas à atividade transportadora para que a sociedade possa refletir sobre a importância do setor no processo de desenvolvimento econômico e social do Brasil.

A avaliação foi feita por cinco jurados: Bia Sant;Anna, diretora de conteúdo do IG; Domingos Meirelles, apresentador da TV Record; Ana Dubeux, editora-chefe do jornal Correio Braziliense; Milton Jung, apresentador da rádio CBN; Liedi Bernucci, doutora em engenharia de transportes e professora da Escola Politécnica da USP.

Confira a lista de todos os vencedores:

Grande Prêmio - "Bicicletas 1 e 2" - Globo News, André Trigueiro

Fotografia - "Mão fraterna" - Jornal Notícia Agora (ES), Bernardo Coutinho

Impresso - "Quando o mar vira estrada" - Jornal O Globo, Henrique Gomes Batista

Internet - "Eles fizeram foi morrer" - site Brio Media, Lúcio Vaz

Rádio - "Na boleia do caminhão aos confins do Brasil" - Rádio Bandeirantes AM640, Luciano Nagel

Televisão - "A máfia do seguro obrigatório" - Rede Globo, Wagner Suzuki

Prêmio Especial Meio Ambiente e Transporte - "Cemitérios de Lata" - Jornal Correio Braziliense, Ivan Iunes, Leonardo Cavalcanti e Warner Bento Filho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação