Brasil

Mapa interativo mostra distribuição racial da população brasileira

Elaborada a partir de informações do último censo demográfico, a ferramenta foi acessada por mais de nove mil pessoas menos de 24 horas do lançamento

postado em 08/12/2015 18:35
[FOTO609757]

Três estudantes resolveram desenhar, literalmente, os dados coletados pelo IBGE no Censo de 2010 sobre como os brasileiros se distribuem pelo país a partir das raças que se autodeclaram. Lançado nesta segunda-feira (7/12) nas mídias sociais, o Mapa Racial do Brasil já teve mais de 9 mil visitas únicas.

Um dos criadores da ferramenta, o estudante de comunicação João Paulo Apolinário explica que a ideia surgiu em outubro deste ano, inspirada em um modelo semelhante elaborado nos Estados Unidos. "O nosso objetivo foi menos o de analisar e mais o de fornecer dados públicos para as pesssoas fazerem suas análises. A gente quis divulgar a informação para que cada um pudesse olhar para seu bairro, sua cidade e fazer múltiplas compreensões", relata.

Como cada ponto colorido no mapa corresponde a um brasileiro a partir da raça autodeclarada no Censo - branco, pardo, preto, amarelo, indígena -, o mapa facilita, entre outros aspectos, a observação da densidade demográfica do país, da composição étnica predominante em cada região geográfica e da desigualdade socieconômica. "Existe uma correlação forte entre bairros considerados nobres e a presença maior da parcela da população que se autodeclara branca. Inclusive em Brasília, já que o Plano Piloto é bem mais azul [correspondente aos brancos] que as regiões administrativas", aponta Apolinário.





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação