Brasil

Vídeo: "Japonês" da Polícia Federal pede convocação de mais agentes

Newton Ishii faz campanha no Facebook em favor dos excedentes de concurso de 2014. Agente ficou famoso por executar prisões na Operação Lava-Jato

postado em 18/12/2015 16:31

[VIDEO1]

Famoso por executar prisões na Operação Lava-Jato, o agente da Polícia Federal Newton Hidenori Ishii, conhecido como o ;Japonês da Federal;, aproveitou o status de celebridade para fazer campanha pela convocação dos excedentes do concurso do ano passado.


Em vídeo publicado na página dos Agentes Federais do Brasil no Facebook (assista acima), nesta quinta-feira (17/12), ele se mostra favorável ao chamamento de candidatos que, apesar de aprovados, ainda não foram convocados. ;Meu nome é Newton Ishii, e eu sou a favor dos excedentes da turma de 2014. Precisamos de vocês para juntar as forças e combater a corrupção e tornar o Brasil mais justo;, diz o policial na gravação.

Leia mais notícias em Brasil

Newton Hidenori Ishii é um dos rostos mais conhecidos e inusitados da Operação Lava-Jato. Todo preso que chega à carceragem de Curitiba -- ou é transferido --, aparece ao lado do policial em toda e qualquer foto. Foi assim com José Carlos Bumlai, Marcelo Odebrecht, João Vaccari Neto, Pedro Corrêa, Ricardo Pessoa. Todos eles com Ishii, que quase sempre está de óculos escuros e colete.

A fama do ;Japonês da Federal; o tornou tema de uma marchinha de carnaval: "Aí meu Deus/ me dei mal/ bateu à minha porta/ o Japonês da Federal", diz o refrão da música, composta por Thiago Souza para o concurso de marchinhas carnavalescas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

O policial, no entanto, integra a lista de investigados pelo possível vazamento da delação premiada do ex-presidente da Petrobrás Nestor Cerveró, além de o acusar de vender informações.

Funcionário da PF desde 1976, Newton Ishii foi preso em flagrante pela própria corporação, em 2003, mas foi reintegrado aos quadros após decisão judicial. A Operação Sucuri, da Polícia Federal, começou no fim de 2002 e revelou que 23 agentes, sete técnicos da Receita Federal e três Policiais Rodoviários Federais estavam envolvidos com facilitação de contrabando em Foz do Iguaçu (PR), a fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Após a prisão, Ishii se aposentou em outubro de 2003, mas, em abril de 2014, a aposentadoria foi revogada e ele retornou à atividade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação