Brasil

Grupo diz ter sofrido discriminação de funcionários em voo da TAM

Segundo a denúncia, os funcionários teriam trocado mensagens que demonstravam incômodo com a presença dos jovens

Luiz Fernando Motta
postado em 24/12/2015 14:06
Grupo promoveu uma intervenção artística após o pouso da aeronave (foto: Reprodução/Facebook)
Integrantes de um coletivo artístico alegam ter sofrido discriminação por parte de funcionários da TAM no último sábado. Os jovens estavam no voo JJ3705 (Brasília - São Paulo/Congonhas) e se sentiram ofendidos com a atitude de dois passageiros, identificados posteriormente como funcionários da empresa.

Em um vídeo divulgado na página do grupo artístico RUA no Facebook, os jovens contam que estavam sentados em duas fileiras no fundo da aeronave. Segundo eles, os funcionários estavam nas janelas opostas de uma das fileira e começaram a trocar mensagens. Um integrante do grupo, sentado atrás de um deles, conseguiu ler o que estava escrito no celular do funcionário.

Segundo a denúncia, eles se mostraram incomodados com a presença do grupo e uma das mensagens associava o maior poder aquisitivo da classe C ao acesso às viagens de avião. Em outra mensagem, uma das integrantes do grupo ainda teria sido ofendida. "Troca de lugar com a feinha aí", escreveu um deles, de acordo com o coletivo.

Quando o avião pousou, o grupo se levantou e promoveu uma intervenção artística, recitando uma poesia sobre violência contra negros e mulheres. Um outro passageiro, que estava na parte da frente da aeronave, chamou os envolvidos de "vitimistas" ao fim da manifestação. Os integrantes do coletivo reagiram e recitaram outra poesia em sinal de protesto. No tumulto, um dos jovens alega ter sido empurrado por um funcionário.

Em nota, a TAM confirmou que os dois passageiros acusados pelo grupo foram identificados como funcionários da empresa. A companhia aérea disse que solicitou o apoio da Polícia Federal no desembarque em função do desentendimento. A empresa diz ainda que se sensibiliza com o ocorrido e que repudia qualquer tipo de ofensa e prática discriminatória.

De acordo com a Polícia Federal, a tripulação e os demais envolvidos foram ouvidos, mas não houve prisões. O caso foi encaminhado à Corregedoria da SR/SP, responsável por analisar a eventual prática de crimes e a instauração de inquérito policial. Segundo a PF, ainda não é possível divulgar mais informações porque o procedimento está sob análise.

Confira a nota da TAM na íntegra:

A TAM Linhas Aéreas esclarece que, no último sábado (19), solicitou o apoio da Policia Federal no desembarque do voo JJ 3705 (Brasília ; São Paulo/Congonhas) em função de um desentendimento ocorrido a bordo. Durante o voo, um grupo de passageiros se sentiu ofendido por outros dois passageiros, posteriormente identificados como funcionários da companhia. O caso em questão está sendo analisado pelas autoridades competentes com a colaboração da empresa.

Sobre o fato, a TAM se sensibiliza com o ocorrido e esclarece que valoriza e respeita a diversidade entre as pessoas independentemente de idade, gênero, orientação sexual, religião e etnia.

A TAM reitera que repudia qualquer tipo de ofensa e prática discriminatória e reforça ainda que qualquer opinião que contrarie o respeito à diversidade não reflete os valores e princípios da empresa.


Assista ao vídeo:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação