Brasil

Nota de alunos que ingressam na UFMG pela cota já supera a dos não cotistas

Cotistas que garantiram uma vaga na UFMG neste ano obtiveram notas superiores às de não cotistas que fizeram o vestibular em 2013. Exceção foi apenas um curso

Márcia Maria Cruz/Estado de Minas, Estado de Minas
postado em 26/01/2016 12:48
Lívia Teodoro foi aprovada em história e será a primeira da família a entrar na UFMG: Co;tis;tas que che;gam à Uni;ver;si;da;de Fe;de;ral de Mi;nas Ge;rais (UFMG) ob;ti;ve;ram no;tas su;pe;rio;res às dos não co;tis;tas in;gres;san;tes em 2013, úl;ti;mo ano em que o ves;ti;bu;lar foi a por;ta de en;tra;da pa;ra uma das maio;res ins;ti;tui;ções pú;bli;cas do Bra;sil, se;gun;do le;van;ta;men;to das no;tas de cor;tes dos úl;ti;mos qua;tro anos a que o Es;ta;do de Mi;nas te;ve aces;so, em pra;ti;ca;men;te to;dos os cur;sos. A úni;ca ex;ce;ção foi en;ge;nha;ria de pro;du;ção, ain;da as;sim, com di;fe;ren;ça de me;nos de um pon;to. Em um dos cur;sos mais con;cor;ri;dos da Fe;de;ral, os co;tis;tas ti;ve;ram que al;can;çar a no;ta mí;ni;ma de 750,02 pon;tos pa;ra ga;ran;tir uma va;ga em me;di;ci;na, pon;tua;ção su;pe;rior à que a am;pla con;cor;rên;cia con;quis;tou em 2013, de 685,3 pon;tos (ve;ja abai;xo).

Nes;te ano, pri;mei;ro em que a re;ser;va de va;gas foi apli;ca;da na to;ta;li;da;de ; 50% das va;gas, con;for;me pre;vê a Lei das Co;tas apro;va;da em agos;to de 2012 ;, os co;tis;tas en;fren;ta;ram maior con;cor;rên;cia en;tre eles. ;Os co;tis;tas en;tram na UFMG mais bem pre;pa;ra;dos que os não co;tis;tas de pou;cos anos atrás;, afir;ma o pró-rei;tor de Gra;dua;ção, Ri;car;do Takahashi. Em 2013, a re;ser;va de co;tas era de ape;nas 12,5% do to;tal de va;gas.

Das 6.279 va;gas, 3.142 fo;ram des;ti;na;das às co;tas de es;co;la pú;bli;ca, le;van;do em con;ta re;ser;va pa;ra ne;gros e in;dí;ge;nas. Uma de;las foi con;quis;ta;da pe;la es;tu;dan;te Ta;li;ta Bar;re;to, de 20 anos. ;To;do ano a no;ta de cor;te mu;da e ti;ve;mos mui;to mais ins;cri;ções pa;ra o Enem. Quan;do vi mi;nha no;ta fi;quei com me;do de não pas;sar, prin;ci;pal;men;te em en;ge;nha;ria, que é um cur;so mui;to con;cor;ri;do.; A ação afir;ma;ti;va foi fun;da;men;tal pa;ra que a jo;vem, fi;lha da dia;ris;ta He;le;na Bar;re;to, se tor;nas;se a pri;mei;ra em sua fa;mí;lia a ser apro;va;da pa;ra o en;si;no su;pe;rior nu;ma uni;ver;si;da;de fe;de;ral. ;Era um so;nho fa;zer fa;cul;da;de. Mi;nha mãe sem;pre in;sis;tiu pa;ra que eu e meus ir;mãos es;tu;dás;se;mos. As co;tas nos pos;si;bi;li;tam aces;so a al;go que é nos;so;, afir;mou. A jo;vem tam;bém foi apro;va;da, por meio das co;tas, pa;ra mú;si;ca na Uni;ver;si;da;de do Es;ta;do de Mi;nas Ge;rais (Ue;mg).

Na ava;lia;ção do pró-rei;tor, o au;men;to da no;ta de cor;te es;tá re;la;cio;na;da à ado;ção do Sis;te;ma de Se;le;ção Uni;fi;ca;do (Si;su). Em 2013, cer;ca de 60 mil can;di;da;tos dis;pu;ta;ram as va;gas na UFMG. Em 2016, o nú;me;ro mais que tri;pli;cou, pas;san;do pa;ra 195,6 mil can;di;ta;tu;ras. Ao to;do, fo;ram 158,3 mil can;di;da;tos que ti;nham a op;ção de se ins;cre;ver em até dois cur;sos di;fe;ren;tes. ;O Si;su tem es;se efei;to de fa;ci;li;tar o aces;so à dis;pu;ta pe;las va;gas nas uni;ver;si;da;des;, diz.

Nes;ta edi;ção, as di;fe;ren;ças en;tre no;tas de cor;te pa;ra co;tis;tas e não co;tis;tas va;riam en;tre 4,8% (me;nor di;fe;ren;ça, ob;ser;va;da no cur;so de bi;blio;te;co;no;mia) e 11,4% (maior di;fe;ren;ça, no cur;so de his;tó;ria). A di;fe;ren;ça mé;dia foi de 8,2%. ;Por de;fi;ni;ção, as no;tas de cor;te dos co;tis;tas de;vem ser me;no;res que as da am;pla con;cor;rên;cia. Do con;trá;rio, as co;tas não te;riam ne;nhum efei;to;, diz Takahashi. Em 2014, po;rém, a no;ta de cor;te de co;tis;tas no cur;so de his;tó;ria foi maior do que os não co;tis;tas. Na;que;le ano, a di;fe;ren;ça mé;dia foi de 6,9%.

A ex;pec;ta;ti;va do pró-rei;tor é que a im;plan;ta;ção das co;tas em sua to;ta;li;da;de pos;sa re;cu;pe;rar a pro;por;ção de es;tu;dan;tes de bai;xa ren;da vin;cu;la;dos à UFMG até 2013. Na;que;le ano, 49% de es;tu;dan;tes eram pro;ve;nien;tes de fa;mí;lias com ren;da de até cin;co sa;lá;rios-mí;ni;mos. Es;sa pro;por;ção caiu de;pois da ado;ção do Si;su pa;ra 42%, em 2014, e pa;ra 46%, em 2015.

Desempenho
Com a am;plia;ção do per;cen;tual de va;gas des;ti;na;das às co;tas, um dos fa;to;res es;pe;ra;do por Takahashi é que o in;gres;so de es;tu;dan;tes de es;co;las mu;ni;ci;pais e es;ta;duais se;ja am;plia;do. Nos pri;mei;ros anos das co;tas, ha;via um do;mí;nio de es;tu;dan;tes vin;dos de es;co;las fe;de;rais ; es;sas ins;ti;tui;ções ocu;pam os pri;mei;ros lu;ga;res no ranking do Exa;me Na;cio;nal do En;si;no Mé;dio (Enem) 2015. ;É pro;vá;vel que au;men;te um pou;co a pro;por;ção de es;tu;dan;tes de es;co;las es;ta;duais e mu;ni;ci;pais em re;la;ção aos es;tu;dan;tes egres;sos de es;co;las fe;de;rais de en;si;no mé;dio;, afir;mou. Es;sa pre;vi;são só po;de;rá ser con;fir;ma;da de;pois que os alu;nos efe;ti;va;rem a ma;trí;cu;la.

Os da;dos da uni;ver;si;da;de têm de;mons;tra;do que não há di;fe;ren;ça no de;sem;pe;nho de co;tis;tas e não co;tis;tas. ;No que diz res;pei;to à qua;li;da;de, tu;do in;di;ca que não exis;ta ne;nhu;ma ra;zão pa;ra preo;cu;pa;ção;, dis;se Takahashi. O pró-rei;tor rei;te;ra que o au;men;to da com;pe;ti;ção pe;las va;gas na maior uni;ver;si;da;de pú;bli;ca do es;ta;do, de;cor;ren;te do Si;su, tam;bém cau;sou um au;men;to da com;pe;ti;ção en;tre os co;tis;tas.

Talita Barreto garantiu vaga em engenharia na UFMG e em música na Uemg: De;bu;tan;tes da fa;mí;lia
Mui;tos es;tu;dan;tes que en;tram pe;las co;tas são os pri;mei;ros da fa;mí;lia a in;gres;sar no en;si;no su;pe;rior. É o ca;so da es;tu;dan;te Lí;via Teo;do;ro, de 24 anos, que foi apro;va;da em his;tó;ria, com mé;dia ge;ral de 667,92. ;Ob;ti;ve 880 pon;tos na re;da;ção e acre;di;to que is;so te;nha me aju;da;do bas;tan;te.; Ela cre;di;ta o de;sem;pe;nho ao ati;vis;mo na in;ter;net, on;de pu;bli;ca;va tex;tos so;bre fe;mi;nis;mo ne;gro. A jo;vem es;cre;ve pa;ra o blog Na Veia da Nê;ga e é coor;de;na;do;ra-ge;ral do Clu;be de Blo;guei;ras Ne;gras de Be;lo Ho;ri;zon;te.

Lí;via cur;sou to;do o en;si;no fun;da;men;tal e mé;dio em es;co;la pú;bli;ca. ;Ti;ve a opor;tu;ni;da;de de co;nhe;cer pro;fes;so;res que me ins;ti;ga;ram mui;to e fi;ze;rem des;per;tar es;se la;do apai;xo;na;do por es;tu;dar, en;tre;tan;to, não bas;ta que;rer pa;ra con;se;guir ab;sor;ver co;nhe;ci;men;to den;tro de uma es;co;la pú;bli;ca.Não é na;da fá;cil se con;cen;trar nu;ma sa;la com 40 alu;nos e go;tei;ras em dias de chu;va. Es;te era o re;tra;to de mui;tos dos meus anos es;co;la;res.;

Por um tem;po a uni;ver;si;da;de era al;go dis;tan;te pa;ra a jo;vem, que te;ve que aban;do;nar tem;po;ra;ria;men;te o en;si;no mé;dio. ;Pa;rei de es;tu;dar por con;ta do tra;ba;lho, saía mui;to tar;de e não ti;nha o mí;ni;mo fo;co nos es;tu;dos, após um dia in;tei;ro de tra;ba;lho.; Lí;via re;co;nhe;ce que, mes;mo gos;tan;do mui;to de es;tu;dar, o en;si;no em es;co;la pú;bli;ca não a co;lo;ca;va em pé de igual;da;de com alu;nos que es;tu;da;ram na re;de par;ti;cu;lar.

Sonho
;A UFMG pa;ra mim é um so;nho, que não acre;di;ta;va con;se;guir. Fi;quei em pri;mei;ro lu;gar das co;tas. Sem as co;tas não te;ria se;quer ten;ta;do e, não por não acre;di;tar na mi;nha ca;pa;ci;da;de, mas sim por di;ver;sos fa;to;res que nos dei;xam atrás da;que;les que tem to;da uma es;tru;tu;ra pri;vi;le;gia;da pa;ra as;se;gu;rar que eles che;guem lá;, afir;mou.

Lí;via se;rá a pri;mei;ra a se for;mar no en;si;no su;pe;rior na fa;mí;lia, tan;to do la;do pa;ter;no quan;to ma;ter;no. ;Mi;nha avó, com quem mo;ro, é anal;fa;be;ta, mi;nha mãe não ter;mi;nou o pri;má;rio. Am;bas mu;lhe;res for;tes e guer;rei;ras, que, co;mo po;dem ima;gi;nar, es;tão des;lum;bra;das em me ver en;trar em uma uni;ver;si;da;de pú;bli;ca.;

Lista do ProUni
A lista com os nomes dos candidatos pré-selecionados a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível na internet. O resultado da primeira chamada pode ser acessado na página do programa (siteprouni.mec.gov.br), pelo 0800-616161 e nas instituições de ensino participantes. O estudante deverá comparecer até 1; de fevereiro na instituição para a qual foi pré-selecionado e comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição. A perda do prazo ou não comprovação das informações implicará, automaticamente, reprovação do candidato. O programa ofertou 203.602 bolsas para 30.931 cursos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação