Brasil

Acidentes graves nas rodovias federais caem pela metade no carnaval

Ao anunciar os resultados, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comemorou e disse que os números mostram que não há sucateamento na PRF

Agência Estado
postado em 12/02/2016 14:22
A taxa de acidentes graves contabilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) caiu 58% no carnaval de 2016, em comparação com o ano anterior. No total, a PRF registrou 1,97 acidente grave por milhão de veículos em circulação neste ano. Em números absolutos, foram 185 acidentes graves em 2016 contra 413 em 2015. O número de acidentes não considerados graves também caiu: de 2.824 para 1.704. Os acidentes nas estradas federais, no entanto, deixaram 106 mortos e 1.643 feridos - contra 116 e 1.849, respectivamente, no feriado do ano passado.

A fiscalização do álcool na direção é apontada como um dos fatores que ajudou na redução de acidentes. Entre a sexta-feira (5/2) e a Quarta-Feira de Cinzas, 10, foram retirados 1.347 condutores embriagados das estradas e 162 pessoas foram presas por apresentarem índice alto de álcool por litro de sangue.

Leia mais notícias em Brasil

Ao anunciar os resultados, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comemorou e disse que os números mostram que não há sucateamento na PRF. Apesar de ajustes de orçamento, não há redução de eficiência nas polícias, defendeu Cardozo.

"Não faltarão recursos para absolutamente nada. Não há sucateamento de nenhuma das nossas polícias", afirmou. "A nossa intenção é intensificarmos e, a partir dos bons resultados, levarmos isso (modelo da PRF) para todas as estradas e vias públicas do País", disse o ministro.

Ele destacou que a legislação restritiva ao uso da direção após consumo de álcool e a fiscalização do cumprimento da lei geraram "um benefício muito grande" na redução de acidentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação